sábado, dezembro 23, 2006

NATAL 2006

Para a minha neta Filipa


A bem dizer este é o teu primeiro Natal porque no ano passado eras apenas um bebé com três meses de idade, é certo que o mais lindo do mundo aos nossos olhos, mas apenas um bebé sem história nem passado.

Decorrido um ano tudo mudou, já tens uma história e um passado, pequeninos é certo, mas já os tens e acima de tudo tens vindo a fazer a tua apresentação ao mundo, tens te dado a conhecer, hoje és a Filipa que já não se confunde com qualquer outro bebé do mundo, que todos os dias de manhã vai com os avós ao café, cumprimenta todos com o seu Olá, come a torradinha em pão de forma, prova o gostinho do café e ouve a brincadeira do Marco que se mete contigo perguntando-te se queres o “bagacinho” do costume.

Escrevi-te pelos teus anos e disse-te que eras um bebé de sucesso, sucesso esse que se confirma dia após dia agora com o ensaio dos teus primeiros passos, rodeados da cautela própria de quem já deu indicações que basta o risco de ter nascido para lhe acrescentar outros.

Mesmo sem riscos a vida já é aventura suficiente e eu julgo ter percebido que essa é a tua atitude. Procuras dar passos com segurança, não tens pressa nem te precipitas, tudo acontecerá a seu tempo de acordo com uma velha sabedoria que herdaste dos teus antepassados e que aplicas desde já, como um bebé sábio.

Mas não é apenas a precocidade da tua sapiência que eu quero realçar nesta data, há outros aspectos do teu comportamento, especialmente no campo das relações humanas que eu, desde já, assinalo porque provam que já começaste a entender o tal sistema a que toda a gente se refere.

Frequentemente questionas-te e perguntas pelo papá e pela mamã mas de imediato, esfregando o polegar no indicador, esclareces para quem te quiser ouvir e ver que eles estão a ganhar “euritos”, a tal ponto que a tua avó já vai dizendo que revelas, perante estranhos, demasiadas intimidades da família.

Eu acho que não, então não é normal os pais providenciarem ao sustento da casa para que, dentro do possível, não falte nada ao bebé?

Para além do mais cultivas a verdade e o que pedes é que as pessoas no dia a dia te cumprimentem e se despeçam de ti quando chegam e se afastam porque já percebeste que elas não podem estar todas, 24 horas ao dia, junto de ti.

E como és um bebé do teu tempo já puseste em prática os beijinhos ecológicos mostrando aos outros como se deve fazer: os beijos dão-se na ponta dos dedos da mão que depois se estende na direcção da pessoa que se quer beijar. Pena é que aos crescidos isto custe tanto a pôr em prática porque eles têm fome de beijinhos nas tuas bochechas.

De certeza que até ao próximo Natal tu vais tentar ensinar mais coisas aos crescidos, oxalá eles aprendam porque o Bá considera-te um bebé sábio.

FELIZ NATAL, FILIPA E UM BOM ANO NOVO PARA TI







Site Meter