quinta-feira, agosto 21, 2008

As Eleições Americanas e o Manifesto Ateísta de Sam Harris


Ao elegerem o responsável máximo pelo seu país os cidadãos americanos revelam-se nos aspectos mais profundos das suas consciências, convicções, medos e dúvidas.

Depois de lermos o Manifesto Ateísta de Sam Harris que, naturalmente, se refere à sociedade americana nós, que raciocinamos e pensamos com a nossa mentalidade europeia, começamos a perceber as verdadeiras razões porque é reeleito um homem com as características de George Bush e, dentro de 3 meses, um político com a qualidade de Barack Obama, que teria a sua eleição assegurada em qualquer país da Europa democrática, poderá vir ser preterido a favor de um antigo combatente da guerra do Vietnam com aura de herói.

Se tal vier a acontecer, e neste momento as sondagens já o dão à frente nas intenções de voto, não será de certeza mais grave do que foi a reeleição de Bush mas confirmará aquilo que é óbvio:

- O povo americano decide cada vez menos com base na razão e nas evidências e isso está directamente relacionado com as suas convicções religiosas.

O povo americano é ignorante e medroso, refugia-se no seu poderoso arsenal de guerra e entrega o poder a quem mais facilmente se mostra capaz de fazer uso dele.

As manifestações de força e de violência como reacção primeira revelam fraqueza, fragilidade e incompetência, como foi perfeitamente visível, através das imagens televisivas, quando chegarem a Bagdad e ficaram sem saberem o que fazer, depois de pouco mais que um mero passeio dos tanques e de uns bombardeamentos da aviação.

Permitiram que uma cidade, capital de um país onde viviam milhões de pessoas, ficasse a saque e sem uma autoridade com excepção dos soldados americanos que passeavam as armas a tiracolo e os capacetes nas cabeças sem nenhum tipo de instruções que revelassem preocupação pelos bens e segurança das pessoas.

Mas que esperar de um povo em que 68% das pessoas acredita no diabo e só 28% aceita como boa a Teoria da Evolução?


É realmente preocupante que um país que dispõe do mais poderoso exército do mundo tenha dirigentes máximos escolhidos por cidadãos que, numa maioria esmagadora, acredita e tem medo do diabo.


Como diz Sam Harris no seu Manifesto: “este grau de ignorância concentrada na cabeça e na barriga de uma super-potência constitui um perigo para todo o mundo”.

Sam Harris é licenciado em filosofia pela universidade de Stanford e ao longo de 20 anos estudou as tradições religiosas ocidentais e orientais bem como algumas disciplinas espirituais.

Actualmente está a concluir um doutoramento em neurociências, estudando a base neural da crença, da descrença e da incerteza.

As suas teses sobre os perigos que as religiões colocam à humanidade têm sido debatidos nos principais jornais e programas televisivos dos EUA.

Colabora em publicações como a Newsweek, The Times of London, The Boston Globe e The Los Angeles Times.

É autor de Letter to a Christian Nation, (2006) em que responde contundentemente aos inúmeros comentários de contestação que recebeu a propósito do lançamento do seu livro “O Fim da Fé”.

Site Meter