sexta-feira, fevereiro 20, 2009


Eugénio de Andrade

DEVIAS ESTAR AQUI


Devias estar aqui rente aos meus lábios
Para dividir contigo esta amargura
Dos meus dias partidos um a um
- Eu vi a terra limpa do teu rosto,
Só no teu rosto e em mais nenhum…



O AMOR


Estou a amar-te como o frio
Corta os lábios.

A arrancar a raiz
Ao mais diminuto dos rios.

A inundar-te de facas,
De saliva esperma lume.

Estou a rodear de agulhas
A boca mais vulnerável.

A marcar sobre os teus flancos
Itinerários de espuma

Assim é o amor: mortal e navegável




URGÊNCIA


É urgente o amor.
É urgente um barco no amor.
É urgente destruir certas palavras,
Ódio, solidão e crueldade,
Alguns lamentos,
Muitas espadas,

É urgente inventar alegria,
Multiplicar os beijos, as searas,
É urgente descobrir rosas e rios
E manhãs claras.


Cai o silêncio nos ombros e a luz
Impura, até doer.
É urgente o amor,
É urgente
Permanecer.

Site Meter