terça-feira, novembro 17, 2009


TIETA DO
AGRESTE
EPISÓDIO Nº 281



DOS URUBUS EM DESCOMPASSADO BALÉ


Advogados e herdeiros trotam nas ruas de Agreste, poucas e ermas, em reuniões e cochichos, acordos e desacordos, descompassado balé.

Da pensão de dona Amorzinho para o cartório, do cartório para o gabinete de Modesto Pires, no curtume, dali para a Prefeitura. Ora juntos, solidária curriola, combatentes da mesma incerta causa, aliados na decisão de obter o máximo pelos terrenos do coqueiral, herdados de um vago tataravô.

Ora cada um de per si, às escondidas, tentando engabelar os demais, guerrilheiros em barganhas e futricas, na ânsia de abocanhar o melhor bocado. Bando de urubus em torno da carniça, na definição de Modesto Pires.

Doutor Marcolino Pitombo não se assemelha a um urubu, muito ao contrário. Impecável no terno branco, chapéu panamá, bengala, sorriso bem humorado, não demonstra irritação ou espanto quando Josafá, esbracejando, exibe o exemplar de A Tarde com a notícia da presença do Professor Colombo e do conchavo com Ascânio para a desapropriação do coqueiral. A controversa solução deixara os herdeiros perplexos e aflitos. Doutor Marcolino não perde a fleuma.

- Golpe magistral, exactamente o que eu faria se fosse advogado da empresa. Tiro meu chapéu a mestre Colombo, foi direito ao alvo. Não lhe disse, Josafá, que esse moço candidato a Prefeito, é um pau-mandado da Brastânio? Ainda por cima, tolo – revela com certa satisfação – eu já estava a par dessas notícias.

- Já sabia? Como?

- Soube no mesmo dia. Pelo nosso inseparável Bonaparte. Andei soltando uns trocados para ele, recorda-se? Dinheiro bem empregado.

Durante aqueles dias analisara o problema, traçando novo esquema de acção, e o propõe a seus constituintes. Em verdade, apenas um deles, Josafá. O velho Jarde, encerrado na pensão, não se interessa por nada deste mundo. Josafá escuta, de orelha murcha. Anda estomagado contra a marcha da questão: a acção de posse eterniza-se em mão de juiz de Esplanada. O dinheiro obtido com a venda da roça se esvai, Josafá teme que a indemnização a ser paga pela Prefeitura não chegue para cobrir a quantia já despendida. Sonhara multiplicar aquele dinheiro numa jogada espectacular, será feliz se no final não sair com prejuízo.

- Devemos ser realistas. A manobra de mestre Colombo nos deixa reduzidos a pequena margem de manobra…

Doutor Marcolino enxerga uma única escapatória, capaz de proporcionar melhor preço pelos terrenos, evitando ao mesmo tempo novas despesas: buscar um acordo directo com a Brastânio para ceder imediatamente à Companhia os direitos à herança do legendário Manuel Bezerra Antunes.

Transferidos os direitos, caberá à Brastânio levar por diante a acção de posse. Para isso os herdeiros deviam agir unidos. Diante da ameaça de desapropriação, a própria intransigência do jovem Fidélio perde a razão de ser.

Josafá aprova a ideia, seduzido sobretudo pela perspectiva de liquidar a questão quanto antes, encerrando o capítulo dos gastos, incluindo os honorários e despesas de estada do doutor Marcolino. Faz-lhe justiça: caxixeiro competente e honrado. Fosse outro, trataria de arrastar no fórum enquanto sobrasse dinheiro a Jarde e a Josafá.

Sim, dias adoráveis, inolvidável temporada! Em Agreste, doutor Marcolino ganhou cores, engordou, livrou-se das cãibras nas mãos e nos braços, que tanto o assustam, estabeleceu amáveis relações com os habitantes da cidade.

No bar, conversa com Osnar e Aminthas, joga gamão com Chalita; na agência dos Correios lê os jornais, troca ideias com dona Carmosina, pessoa de muita instrução, a quem não esconde a sua opinião sobre a indústria de dióxido de titânio; no átrio da Matriz discute religião com padre Mariano, revela-se franco-maçon; frequenta a pensão de Zuleika Cinderela onde costuma aparecer nos fins de tarde – o clima de Agreste, como se sabe de sobejo, realiza prodígios.

Enquanto explica, doutor Marcolino toma-se de compaixão e raiva – maldita fábrica, vai acabar como clima miraculoso e com a doçura da vida:

- Seu Josafá, eu lhe digo que estamos sendo todos nós cúmplices de um crime. Profissão mais desgraçada esta minha…

Site Meter