terça-feira, abril 27, 2010


DIÁLOGO FICCIONAL
COM JESUS
DA NAZAREHT
1º Tema - O CELIBATO DOS PADRES




Entrevista da jornalista Raquel a Jesus de Nazaré sobre o tema do Celibato dos Padres. Ao fim e ao cabo, quem melhor que o próprio Jesus da Nazaré para nos esclarecer sobre esta assunto? Emissoras Latinas em Jerusalém, cidade onde se cruzam culturas e religiões e onde uma vez mais nos cruzamos com Jesus Cristo nestas jornadas históricas de sua segunda vinda à Terra.




RAQUEL - Bom dia, Jesus Cristo.

JESUS - Que seja bom, Raquel.

RAQUEL - Na nossa entrevista anterior falamos dos sacerdotes. Já é hora de abordar um tema especialmente polémico: o celibato, a proibição que eles têm de se casar e formar uma família.

JESUS - Já vejo com o que você vem, Raquel. Vai me fazer também responsável por esta lei?

RAQUEL - E o senhor não tem nada a ver com isso?

JESUS - Nada. Eu não impus esse jugo a ninguém. Como eu ia fazer isso se em nosso movimento todos os homens tinham sua mulher? Felipe, Natanael, Pedro, Mateus… todos.

RAQUEL - Mas a Bíblia proíbe que os sacerdotes se casem.

JESUS - A Bíblia? O que Deus disse é que não é bom que o homem fique só. Inclusive Paulo, que era bastante severo, me dizem que recomendou que os bispos tivessem suas mulheres. Uma só, isso sim. Ele dizia, e com razão, que se não podiam administrar bem a sua casa, muito menos a comunidade.

RAQUEL - Então, quando começou esta lei do celibato?

JESUS Quem pode saber? Consulte os seus amigos.

RAQUEL - Espere um momento… Vou ligar para… Está ouvindo bem?... estamos aqui em Jerusalém, na linha com Iván Vargas, especialista neste tema… Ivan, queremos saber quando se estabeleceu o celibato dos sacerdotes.

IVÁN - O dado é curioso. Foi no Concílio de Nicéia, ano 325, quando se decidiu que os padres não poderiam ser casados.

RAQUEL - Por que você disse que o dado é curioso?

IVÁN - Porque uns anos antes desse Concílio, o Imperador Romano Constantino tinha presenteado os bispos e sacerdotes com muitas terras e muito dinheiro.

RAQUEL - E o que isso tem a ver com os padres se casarem?

IVÁN - Tem muito a ver. Imagine que um bispo tinha cem hectares de terra e um dinheirinho economizado. Se esse bispo é casado, quando morrer, quem ficará com a terra e as economias?

RAQUEL - A esposa e os filhos, naturalmente.

IVÁN - Mas se ele não está casado, é a Igreja quem fica com tudo. A Igreja não se preocupava se os bispos e os padres tivessem mulheres, que tivessem filhos... Contanto que...

RAQUEL - Contanto quê?

IVÁN - Que não os reconhecessem. O proibido era isso, reconhecê-los. Porque as concubinas e os filhos ilegítimos não tinham nenhum direito, não podiam herdar.

RAQUEL - E essa foi a razão da lei do celibato?

IVÁN - Elementar, Raquel. Tinha que se proteger o património proibindo o matrimónio.

RAQUEL - Parece incrível...

IVÁN - Assim foi como a Igreja acumulou e acumulou propriedades…verdadeiros latifúndios. Uns séculos depois, era a maior latifundiária de toda Europa. Os papas, os bispos e os padres continuavam a ter mulheres e filhos mas não os reconheciam, deixavam-nos ilegítimos. Assim não herdavam nada.

JESUS - E me fazem responsável por tudo isso!

IVÁN - O mais engraçado é que o Papa Paulo III, que teve “uns tantos” filhos ilegítimos, foi quem impôs definitivamente o celibato para todos os sacerdotes no Concílio de Trento.

JESUS - Hipócritas. Colocam cargas pesadas sobre os ombros dos outros, mas eles não querem movê-las nem com um dedo.

RAQUEL - Obrigado, Iván. Depois de tudo o que escutamos, Jesus… o senhor seria a favor do celibato opcional, aprova que os sacerdotes se casem?

JESUS - Com certeza. Que cada um decida. Que cada um eleja seu caminho. O Reino de Deus é luta e requer esforço. Mas também é festa. E a carga tem que ser ligeira e o jugo suave.

RAQUEL - Lei do celibato. Celibato obrigatório. O que as igrejas acham de tudo isto? E, sobretudo, o que opinam as mulheres e os filhos não reconhecidos?

Nos veremos em um próximo programa e recebam os cumprimentos de Raquel Pérez, enviada especial das Emissoras Latinas em Jerusalém.

Site Meter