sábado, junho 26, 2010


DONA
FLOR
E SEUS
DOIS
MARIDOS


EPISÓDIO Nº 156




No círculo das amigas em mofa e comentários sobre a gulodice de alguns convivas, dona Flor restabeleceu-se do choque, do sorriso de motejo, das palavras de escárnio do atrevido. Um cínico a convidá-la para ver o luar em noite negra como breu. Aos poucos foi participando da conversa, divertindo-se com as observações de dona Amélia e de dona Êmina. Dona Maria do Carmo nunca vira antes seu Sampaio em acção num almoço ou num jantar. Ficara aparvalhada.

Quando a conversa ia mais ruidosa e alegre, eis que o persistente galã san-franciscano surge outra vez, de braço dado com sua cunhada dona Enaide, a perguntar enxerido:

- Tem lugar para dois? Ou a conversa é proibida para homens?

- Vão se abancando…

Dona Flor não tomou conhecimento da presença do notário, o qual, no entanto, pouco depois já estava a ler a mão de dona Amélia, fazendo-as rir com suas pilhérias. Era espirituoso o tipo, a própria dona Flor sorriu uma ou duas vezes de suas graças. Anunciou viagens e riquezas para dona Amélia. Depois foi a vez de dona Êmina. Muito grave, lhe prometeu mais um filho, para breve.

- T’ esconjuro… Não bastou com Aninha, tão fora de tempo?... Vá azarar outro…

- Dessa vez vai ser menino… Não erro nunca…

Após a leitura da mão de dona Êmina, pôs os olhos em dona Flor, como se nada houvesse decorrido antes; olhos a despi-la novamente, passando ao mesmo tempo a ponta da língua nos lábios, num gesto tão descarado que ela sentiu seu coração parar; até onde pensava ir aquele tipo? Felizmente as demais não se deram conta. Estendendo a mão para segurar a de dona Flor, ele disse:

- Chegou a sua vez…

- Não quero saber disso. Tudo tolice…

Mas as demais exigiram entre gargalhadas. Que iriam pensar se ela persistisse em sua recusa? Seria pior. Numa decisão, concordou. Sorriu vitorioso doutor Aluísio, o especialista da alma feminina: nunca se enganava.

Colocou sobre a sua a mão esquerda de dona Flor, com a palma voltada para cima. Com o dedo de unha bem tratada ia marcando as linhas reveladoras, numa cócega distante e subtil, dona Flor rígida e tensa.

- Excelente linha de vida… Vai viver mais de oitenta anos… - ficava um segundo em silêncio,
como a examinar atentamente a mão da viúva – Vejo grandes novidades…

Site Meter