segunda-feira, setembro 13, 2010

ENTREVISTAS FICCIONADAS
COM JESUS CRISTO

Entrevista Nº 60


Tema – De Que Nos Salva Jesus?



Jesus – Bom dia, Raquel… Por que estás tão ansiosa?

Raquel – Eu, ansiosa, e o senhor parece mal dormido.

Jesus – É que passei a noite com uma família que me pôs a par da vida difícil que está agora…

Raquel – Pois então desperta, porque os seus últimos comentários sobre o pecado original despertaram as mais irritadas reacções. Entre as muitas perguntas recebidas selecciono esta:
- Se não existiu o “pecado original” porque veio o senhor ao mundo?

Jesus – Bem, eu vim ao mundo porque a minha mãe me trouxe ao mundo. Da mesma forma que se passou com o amigo que fez a pergunta.

Raquel – Seguramente, ele refere-se à redenção.

Jesus – A que redenção?

Raquel – O senhor é o redentor do mundo. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus – Cordeiros, verdade?... Escuta, Raquel, houve um tempo em que a gente pensava que Deus, além nos céus, se irritava, se zangava com o que nós fazíamos na terra. Mandava raios e dilúvios, destruía torres, castigava-nos com o fogo e o enxofre. Havia que acalmar a ira desse Deus…

Raquel – E como o acalmavam?

Jesus – Dizem que em alguns povos chegavam a fazer sacrifícios humanos. O nosso pai Abraão também pensou que devia sacrificar seu filho Isaac mas quando tinha o cutelo levantado Deus deteve-o a tempo.

Raquel – Imagino que a Deus repugnam os sacrifícios humanos…

Jesus – Detesta-os. Depois os homens pensaram que sacrificando animais, cordeiros, cabras… Deus aplacava a sua cólera. O Templo de Jerusalém mais parecia, então, um matadouro em que o sangue jorrava pelos quatro cantos.

Raquel – E a Deus isso agradava?

Jesus – Com podia agradar? Diz-me tu, Raquel, tens algum animal de estimação em tua casa?

Raquel – Em minha casa? Bem, meus filhos têm um cão, chamam-lhe o Mocho.

Jesus – E se um dia tu adoecesses achas que melhorarias se os teus filhos matassem o Mocho ou o gato do vizinho?

Raquel – Ai, não me diga uma coisa dessas.

Jesus – Por sorte, falaram então os profetas: Oseias disse: “Deus não quer sacrifícios mas sim misericórdia”.
Isaías disse: “O sacrifício que agrada a Deus é romper o jugo da injustiça, partilhar o pão, ajudar os órfãos e as viúvas”. Deus não necessita de sangue, Raquel. Deus não quer sangue.

Raquel – Tão pouco o seu sangue?

Jesus – O meu sangue?

Raquel – Sempre nos ensinaram que o seu sacrifício na cruz foi do agrado de Deus.

Jesus – isso que disseste ofende a Deus. Como pode Deus sentir-se feliz vendo derramar sangue inocente? Deus é meu pai, também é teu pai. Como pode um pai querer que matem as suas criaturas? Esse seria um monstro pior que aquele Moloch que devorava os seus filhos.

Raquel – Vejamos o que diz a audiência… Alô?... alô?...

Mulher – Olhe, eu estou muito confundida com tudo o que oiço no seu programa. Eu só quero que Jesus me esclareça uma coisa: Ele veio para salvar-nos? Sim ou não?

Raquel – Que responde?

Jesus – Claro que sim. Eu falei de salvação e preguei a salvação.

Mulher – A salvação do pecado?... dos meus pecados?

Jesus – Do pecado não, porque cada um dará contas a Deus daquilo que faz, do mal que faz aos seus semelhantes, do mal que faz a si próprio…

Mulher – Então de que nos salvou o senhor?

Jesus – De acreditarem num Deus sanguinário. Em verdade te digo, Deus é amor e somente o amor nos salva.

Raquel – Escutou, amiga?... Alguma pergunta mais?... Está a ouvir-me amiga?... Não sei se desligou ou ficou muda.

Vamos para uma interrupção comercial de breves minutos e continuaremos com outro tema candente.

Na Nazaré, Raquel Perez.

Site Meter