quarta-feira, setembro 01, 2010


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
AO TEMA DA ENTREVISTA
COM JESUS CRISTO SOBRE O TEMA:

- ADÃO E EVA. (1)




O Antigo Testamento:

Adão e Eva, a “costela”, a “maçã”, a “arca de Noé”(que tem origem em mitos antigos da Babilónia e de outras culturas ainda mais antigas). Esta lenda, com os animais a entrarem na Arca, dois a dois, é encantadora mas a moral da história de Noé é aterradora: Deus tinha os humanos em tão fraca conta que os afogou a todos, incluindo crianças e restantes animais, presumivelmente inocentes…

Tal como Jesus Cristo que remeteu tudo isto para o “baú das velharias”, muitos teólogos afirmam também que estes relatos não são para serem levados à letra mas, de acordo com uma sondagem da Gallup, 50% dos norte-americanos acreditam na “história” da arca de Noé como tendo sido realidade. Esta percentagem de pessoas que alimentam este tipo de crenças é assustadora não só pelas formas de pensar que induzem mas também porque podem levar ao desprezo de medidas de precaução recomendadas para diminuírem as terríveis consequências destes cataclismos. Muitos “homens santos” da Ásia atribuíram a responsabilidade do tsunami de 2004, não à deslocação de uma placa tectónica mas aos pecados humanos “tão graves” como beber, dançar ou violar uma regra fútil relacionada com o 7º dia da semana. Da mesma forma, muitos clérigos norte-americanos, numa assustadora colecção de seus sermões, atribuíram a causa do furacão Katrina a pecados humanos.

O problema de fundo que é levantado pelo Prémio Nobel Richard Dawkins, ateu militante, é saber, do conjunto das Escrituras, quais as que, de acordo com Jesus Cristo, vão para o “baú das velharias” como símbolos ou alegorias e as outras (quais?) que devem continuar a merecer a nossa credibilidade.


Por Sua Culpa...

Os livros da Bíblia estão cheios de referências misóginas e patriarcais onde as mulheres aparecem como seres inferiores, subordinados, perigosos e pecaminosos. A frase que Jesus recorda como escutada ao rabino do seu povo: “Por culpa da mulher entrou o pecado e por sua culpa morremos todos” é apenas uma de entre muitas. Aparece no Livro do Eclesiástico 25,24.


Paulo, Um Misógino (que tem aversão às mulheres)

Ainda que Paulo (São Paulo) se tenha apresentado como discípulo de Jesus Cristo e pregador da sua mensagem e mesmo que tenha sido ajudado por mulheres a fundar e dirigir comunidades cristãs por todo Império Romano, são abundantes as suas cartas com pensamentos misóginos semelhantes aos dos pensadores da sua época.

Judeu de religião, fariseu (facção mais radical) de formação, Paulo considerava a mulher subordinada ao homem, inferior (1 Coríntios 11,3).

Paulo elaborou toda a sua doutrina da salvação sobre o mito do pecado de Adão e Eva. “A cabeça de todo o homem é Cristo e a cabeça da mulher é o homem”, frase que Raquel recorda a Jesus Cristo, da autoria de Paulo, estabelece uma rígida hierarquia na sociedade dos humanos… Um dos textos mais patriarcais de Paulo aparece na sua primeira carta a Timóteo (2, 11-15).

Site Meter