segunda-feira, setembro 06, 2010


INFORMAÇÕES ADICIONAIS


AO TEMA DA ENTREVISTA SOBRE:


ADÃO E EVA (4)




Também em Outras Culturas e Religiões

A misoginia, o machismo, a discriminação das mulheres não é monopólio da cultura judaico-cristã. Vem muito mais de trás, é anterior às Escrituras Bíblicas.

Há que situar o início e o predomínio crescente da injusta cultura patriarcal há uns 10.000 anos, quando a humanidade descobriu a agricultura e se desenraizou da natureza para se sentir dona e sua dominadora. Começou, então, a acumular grãos, inventou a guerra para defender os celeiros onde guardava esses grãos e em consequência iniciou a adoração de deuses masculinos e bélicos que justificaram essas guerras.

Até hoje somos herdeiros dessa cultura androcêntrica (centrada em valores masculinos) na qual o centro é o varão e o valor supremo é o masculino.

Textos similares aos da cultura judaico-cristã aparecem em textos filosóficos e religiosos na Grécia e na poderosa Roma. Também dominam no Corão, livro sagrado do Islão, na literatura dos sábios e em manuscritos de fundadores de distintas religiões orientais.

Vejamos alguns exemplos:

- No século V A.C. pode ler-se no Panchatandra indú:
“Tais são as virtudes das mulheres: um monte de vícios.”

- No século VI A.C., Confúcio, que promoveu na China uma nova religião, dizia:
“A mulher é do mais corruptor e do mais corruptível que há no mundo.”

- No século VII A.C., Sólon, legislador ateniense, um dos sete sábios da Grécia afirmava: “O silêncio é o melhor adorno das mulheres
.”

- No século VII A.C., Buda dizia:
“A mulher é má. Cada vez que se apresente a ocasião, a mulher pecará.”

- No século VIII A.C., Zaratustra, reformador da religião persa, ordenava às mulheres: “Devem adorar o homem como uma divindade. Nove vezes pela manhã, de pé ante seus maridos, com os braços cruzados, devem repetir: “que queres, senhor meu, que faça?”

- No século IV D.C., o grande filósofo Aristóteles fazia esta consideração: “A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens.”

- No século V D.C., o dramaturgo grego Eurípedes, afirmava: “Não há no mundo nada pior do que uma mulher, excepto outra mulher.”

- O grande estadista ateniense Péricles sentenciava: “As mulheres, os escravos e os estrangeiros não são cidadãos.”

A história de Adão e Eva no paraíso aparece também no Corão.

- No século VII D.C., o Corão, na Sura 4, versículo 38, diz: “Os homens são superiores às mulheres porque Deus lhes outorgou o predomínio sobre elas. Os maridos que sofrem a desobediência de suas esposas, podem castigá-las, deixá-las sós nos seus leitos, e até mesmo golpeá-las.” Na Sura 24, versículo 59: “Deus não legou ao homem calamidade mais perniciosa que a mulher.”

Site Meter