sábado, setembro 04, 2010

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA SOBRE O TEMA:
ADÂO E EVA (3)



Feita de Uma Costela Curva

- No século XV, o religioso Dominicano alemão Jakob Sprenger, inquisidor geral e especialista em julgar e assassinar bruxas, argumentava assim: “Na composição da primeira mulher havia uma falha, pois foi feita de uma costela curva, curvada, como se fosse em direcção contrária à do homem. E, como por culpa dessa falha, ela é um animal imperfeito, a mulher não pode senão enganar.”

- No século XVI, o professor de Teologia francês Jean Benedicti ensinava isto:
“A mulher que inchada de orgulho da sua inteligência, da sua beleza, dos seus bens, de seu parentesco, despreza o seu marido e não quer obedecer-lhe, rebela-se contra a sentença de Deus que quer que a mulher esteja submetida ao marido, que é mais nobre e excelente que a mulher, dado que é a imagem de Deus e a mulher é apenas a imagem do homem.”

- No século XVIII, Jean Jaques Rousseau, um dos teólogos da Revolução Francesa, fazia estas considerações:
“A educação da mulher terá de ser organizada em relação ao homem: para ser agradável à sua vista, para conquistar o seu respeito e amor, para educá-lo durante a sua infância e maturidade, aconselhá-lo e consolá-lo, fazer sua vida agradável e feliz. Tais são os deveres da mulher em todo o momento e isto é o que lhe deverá ser ensinado quando é jovem.”

- No século XIX, Pierre Proudhom, filósofo francês, considerado um importante reformador social afirmava:
“A mulher é uma espécie de termo intermédio entre o homem e o resto do reino animal… Na ordem mental, como geracional, a mulher não acrescenta nada de pessoal: é um ser passivo, enervante, de conversação e carícias esgotantes. Deve fugir dela quem desejar conservar na sua plenitude as energias corporais e espirituais. A mulher é homicida.”

A excepção do pensamento oficial católico emanado do Vaticano – o Poder Institucional mais machista do Ocidente – foi no Século XX, foi cada vez mais “politicamente incorrecto” permitindo que homens famosos, escritores e pensadores, possam expressar-se tão patriarcalmente como se expressaram sábios e doutores ao longo de séculos. Sem dúvida, até hoje são muitos os que assim continuam pensando e, por isso, actuam a partir destas ideias.

Site Meter