sexta-feira, setembro 03, 2010

DONA
FLOR
E SEUS
DOIS
MARIDOS


Episódio Nº 215



Vizinha recente, dona Magnólia, janeleira fixa, perita em cálculos sobre a competência dos passantes, advertia:

- Ouvi dizer que nele é tudo grande, é um pé de mesa… – Quem lhe dissera? Ninguém: ela batia o olho e pronto, ficava a par das proporções, resultado de prática constante e efectiva.

- Pois os dois empatam na figura e na bondade – era a voz de dona Amélia – Casamento mais certo quem já viu? Feitos um para o outro e levaram tanto tempo a se encontrar…

- Foi preciso que ela sofresse horrores nas unhas do primeiro, do desalmado, da coisa-à-toa…

- Assim ela pode dar mais valor ao que tem agora… Pode comparar…

Não queria dona Flor medir ou comparar fosse o que fosse, apenas viver sua vida. Finalmente uma vida no decoro e no regalo, no prazer do trato fino.

Por que não a deixavam em paz? Antes vinham lastimá-la, em ladainhas de comiseração, compadecidos com sua sorte. Agora eram loas ao acerto, à admirável decisão daquele casamento, à felicidade dos esposos exemplares.

A rua seguia de perto os passos de dona Flor: seus vestidos, suas relações de alta, a nova ordenação de sua vida, com visitas, passeios e cinemas, e o próximo pleito eleitoral na Sociedade de Farmácia. Mas, sobretudo, empolgou-se a vizinhança com a música, tema palpitante trazido à baila quase ao mesmo tempo pelo lauto ensaio da orquestra de amadores e por Marilda, a estudante de pedagogia.

A princípio a discussão se limitara a conceitos académicos e pretensiosos numa porfia arrebatada e ríspida, quando entre o doutor Ives, admirador de óperas, e a exigente dona Gisa, duas culminâncias do bairro. Contribuíra, para animá-la, desbocada e agre, dona Rozilda, por ali em visita. Mas quem pôs no debate uma nova dramática e emocionante foi a jovem Marilda, deslocando-o do plano puramente espiritual para a realidade do choque entre gerações, entre pais e filhos, entre o velho e o novo (como diria um filósofo das geração mais jovem).

Enquanto dona Gisa, após o ensaio da orquestra de amadores, repelia a classificação de música erudita (tão grata aos preconceitos antigos de dona Rozilda) empregada pelo doutor Ives em referência às valsas e as marchas militares e às romanzas, em clandestino encontro a jovem Marilda conspirava contra a paz da família e o sossego da rua, com o tal Oswaldinho e com um senhor Mário Augusto, director da rádio Amaralina, recém inaugurada e em busca de talentos a baixos preços.

Para dona Gisa, música erudita era somente a grande música imortal de Beethoven e de Bach, de Brahms e de Chopin, de alguns raros e sublimes compositores: sinfonias e sonatas, músicas para serem ouvidas no silêncio e no recolhimento, para as grandes orquestras, os regentes famosos, os intérpretes de classe internacional. Para apreciadores capazes de ouvir e de entender. Ela vinha dessa música, e no seu purismo sectário, em seu extremo formalismo, classificava
tudo o mais de
porcaria, “para quem não possui educação musical”.

Site Meter