segunda-feira, outubro 18, 2010

ENTREVISTAS FICCIONADAS
COM JESUS CRISTO Nº 66 SOB
O TEMA:
CELIBATO SACERDOTAL


Raquel – Emissoras Latinas em Jerusalém, cidades onde se cruzam culturas e religiões. E onde, uma vez mais, nos cruzamos com Jesus Cristo nestas jornadas históricas da 2ª vinda à terra. Bom dia, Jesus Cristo.

Jesus – Que sejam bons, Raquel.

Raquel – Na nossa anterior entrevista falámos dos sacerdotes. Está agora na hora de abordar um tema especialmente polémico: o celibato sacerdotal, a proibição que eles têm de casar e constituírem família.

Jesus – Já estou a ver, Raquel. Vais também tornar-me responsável por essa lei.

Raquel – E não o senhor nada a ver com isso?

Jesus – Nada. Eu não impus esse jugo a ninguém. Como iria fazê-lo se no nosso movimento todos os homens tinham a sua mulher? Filipe, Natanael, Pedro, Mateo… todos.

Raquel – Mas A Bíblia proíbe que os sacerdotes casem.

Jesus – A Bíblia? O que Deus disse é que não é bom um homem estar só. Inclusivamente Paulo, que era bastante severo, dizem-me, recomendou que os bispos tivessem a sua mulher. Uma só, isso sim.

Raquel – Então, quando começou esta lei do celibato?

Jesus – Quem pode sabê-lo. Consulta os teus amigos.

Raquel – Espera um momento… Vou chamar a… Ouve-me bem? Estamos aqui, em Jerusalém, em linha com Ivan Vargas, especialista no tema… Ivan, queremos saber quando se estabeleceu o celibato para os sacerdotes.

Ivan – A data é curiosa. Foi no Concílio de Niceia, no ano 325, quando se decidiu que os padres não se podiam casar.

Raquel – E por que diz que é uma data curiosa?

Ivan – Porque, uns anos antes desse Concílio, o Imperador Romano Constantino concedeu aos bispos e sacerdotes muitas terras e muito dinheiro.

Raquel – E que tem isso a ver com o casamento dos padres?

Ivan – Tem muitíssimo a ver. Imagine que um bispo tem 100 hectares de terra e um dinheirito amealhado. Se o bispo estiver casado, quando morrer, a quem deixará a terra e o dinheiro?

Raquel – À esposa e aos filhos, naturalmente.

Ivan – Mas senão estiver casado quando morrer é a Igreja que fica com tudo. A igreja não se preocupava se os bispos e os sacerdotes tinham mulher e filhos… desde que…

Raquel – Desde que?

Ivan – Desde que não os reconheçam. A proibição era essa: reconhecê-los. Porque as concubinas e os filhos ilegítimos não tinham direitos, não podiam herdar.

Raquel – E essa foi a razão da lei do celibato?

Ivan – Elementar, Raquel. Havia que proteger o património proibindo o matrimónio.

Raquel – Parece incrível…

Ivan – Foi assim que a Igreja acumulou e acumula propriedades… verdadeiros latifúndios. Séculos depois era a maior proprietária de toda a Europa. Os papas, bispos e padres, continuavam tendo mulheres e filhos mas não os reconheciam, ficavam ilegítimos, não herdavam nada.

Jesus – E fazem-me a mim, responsável por isso?

Ivan – O mais engraçado é que o Papa Paulo III que teve uns quantos filhos ilegítimos, foi quem impôs definitivamente o celibato a todos os sacerdotes no Concílio de Trento.

Jesus – Hipócritas…

Raquel – Obrigado, Ivan. Depois de ter escutado tudo isto, Jesus Cristo, estaria o senhor a favor do celibato opcional para o casamento dos padres?

Jesus – Com certeza. Cada um que decida, que escolha o seu caminho. O Reino de Deus é luta e requer esforço mas também é uma festa. A carga tem que ser ligeira e o jugo suave.

Raquel – Lei do celibato. Celibato obrigatório. Que opinam de tudo isto as Igrejas, as mulheres e os filhos não reconhecidos?

Nos vemos no próximo programa. Raquel Perez, Emissoras Latinas.

Site Meter