sexta-feira, outubro 29, 2010


INFORMAÇÕES ADICIONAIS À ENTREVISTA
Nº 68 SOB O TEMA:

- PAGAR O DÍZIMO? (1)


Um Imposto Obrigatório

O Dízimo é um imposto: a décima parte de uma colheita ou de um salário ou de qualquer riqueza que se paga como um tributo a uma autoridade que o exige. É um costume que vigorou em muitas culturas do mundo antigo.

O dízimo estabeleceu-se inicialmente para dar de comer aos sacerdotes do povo hebreu pertencentes à tribo de Levi, os quais, pela Lei de Moisés, não podiam ter terras nem propriedades para se poderem dedicar exclusivamente ao culto de Deus. O dízimo destinava-se também a socorrer os mais pobres identificados sempre na Bíblia como “os órfãos e as viúvas”pelo estado de desamparo a que estavam votados estes dois extractos da população.



Jesus Não Aconselhou a Pagar o Dízimo

Jesus não aconselhou a pagar o dízimo e foi acusado pelos sacerdotes de não o pagar. As suas críticas ao Templo de Jerusalém e à casta sacerdotal incluíam, implicitamente, a recusa da dura carga do dízimo.

Os “mercadores”, aos quais Jesus voltou as suas bancas quando irrompeu com um chicote pelo Templo de Jerusalém, dedicavam-se entre outras coisas, a cambiar para a moeda do próprio santuário as moedas gregas e romanas que os israelitas traziam ao Templo para pagar seus dízimos aos sacerdotes.

Todo o israelita varão, maior de 20 anos, estava obrigado a pagar anualmente ao Templo vários tributos: dois dracmas ou dois dinares – equivalente à jorna de dois dias - ; as primeiras novidades das suas colheitas ou dos frutos do seu trabalho, o chamado “segundo dízimo” que não se entregava ao Templo, mas que estava obrigado a gastar em Jerusalém em comida, objectos ou hospedagem.

Jesus questionou em muitas ocasiões e por muitos motivos os fariseus, que faziam do cumprimento das leis religiosas uma obsessão fanática. Também actuavam assim com o pagamento do dízimo. Numa ocasião, Jesus atirou-lhes à cara que até cobravam o dízimo pela hortelã e pelos cominhos mas, em contrapartida, descuravam a justiça e o amor aos seus semelhantes.

Seguindo Jesus, as primeiras comunidades cristãs eliminaram o pagamento dos dízimos e sustentavam a comunidade compartilhando os bens entre todos
.

Site Meter