segunda-feira, novembro 08, 2010

ENTREVISTA FICCIONADA
COM JESUS CRISTO Nº 70
SOBRE O TEMA:

“SOBRE A PEDRA DE PEDRO”


Raquel - Emissoras Latinas viajam hoje ao norte do país, a Banias, onde fica Cesarea de Filipo, ao pé do Monte Hermon. Connosco, Jesus Cristo que reconhecerá o lugar porque esteve aqui com seus discípulos.

Jesus – Sim, viemos aqui uma vez.

Raquel – E foi aqui, precisamente aqui, neste grandioso cenário, que o senhor pronunciou uma das palavras mais importantes da história das religiões.

Jesus – Sim?... O que eu recordo é que Santiago, Pedro e João, como sempre, andavam discutindo sobre quando chegaria o Messias e qual deles se sentaria à sua direita…

Raquel – E foi então quando o senhor elegeu Pedro, lhe deu o primado, fez dele o 1º Papa da história.

Jesus – Que eu me recorde não disse nada a ninguém…

Raquel – Eu refresco-lhe a memória: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…” já se recorda?

Jesus – Não me posso recordar porque…

Raquel – Por quê?

Jesus – Porque eu não edifiquei nenhuma igreja, nem sequer utilizei essa palavra, igreja.

Raquel – Deve haver aí um erro porque o senhor até entregou as chaves.

Jesus – Que chaves?

Raquel – As que entregou a Pedro, nesse dia. Para abrir e fechar. Todo o poder o deu a Pedro. Podes atar e desatar no céu e na terra.

Jesus – Não quero decepcionar-te, Raquel, mas…

Raquel – O senhor não fundou uma igreja?

Jesus – Claro que não. Entre outras coisas porque eu pensava que o mundo ia acabar e que Deus estava a chegar. Para que iria dar as chaves? Para que iria fundar uma igreja?

Raquel – Mas o mundo não se acabou.

Jesus – Sim, aceito, aí eu enganei-me.

Raquel – Mas não se pode ter enganado ao nomear Pedro como seu sucessor… Espere, temos aqui uma chamada… sim… o investigador Pepe Rodriguez de Espanha… quer opinar… prossiga por favor…

Pepe – Estou ouvindo o seu programa e interrompi para lhe dizer que Jesus Cristo tem razão. Ele nunca disse essas palavras.

Raquel – Nunca disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra…”

Pepe – Se você reparar, essa frase só aparece no Evangelho de Mateus. Se fosse tão importante teria sido esquecida por Marcos, Lucas e João?

Raquel – Que insinua o senhor, Pepe?

Pepe – Que é um texto acrescentado posteriormente.

Jesus – Pergunta por que foi acrescentado.

Raquel – Jesus pergunta porque lhe fazem dizer aquilo que ele nunca diz?

Pepe – A frase foi acrescentada um ano antes do Concílio de Niceia, em 325. E fizeram-no para colocarem a Igreja de Roma por cima de todas as outras igrejas cristãs: de Antioquia, Alexandria, Constantinopla e a de Jerusalém.

Jesus – Assim, querem pôr na minha boca palavras de outros. A única pedra, a única Rocha, como diz o Salmo que eu rezei em criança, essa é mesmo Deus.

Raquel – Obrigado, Pepe Rodriguez. Poderemos chamá-lo mais adiante para outras consultas?

Pepe – Com todo o gosto. Saúda Jesus Cristo.

Raquel – Até à próxima, Pepe. Em resumo, Jesus Cristo, a nossa audiência quer saber o que foi que o senhor disse quando esteve em Cesarea.

Jesus – O que dizia em todos os locais, Raquel. Que ninguém vale mais que ninguém e se alguém acredita que é superior se ponha a servir.

Raquel – Vamos fazer uma pausa mas, como compreenderão, isto não fica assim. Com chaves ou sem chaves há muitas portas que temos que abrir.

Raquel Perez, antiga Cesarea de Filipo.

Site Meter