quinta-feira, novembro 18, 2010

ENTREVISTAS FICCIONADAS
COM JESUS CRISTO Nº 71 SOB O TEMA:
“QUEM FUNDOU A IGREJA?”


Raquel – Continuamos em Banias, que no tempo de Jesus era a Cesarea de Filipo. As insistentes chamadas da nossa alarmada audiência impediram-nos de abandonar o lugar. Senhor Jesus Cristo?

Jesus – Sim, Raquel?

Raquel – Eu já vi que o senhor é uma pessoa simples, que não se dá muita importância… A melhor prova disso é que as Emissoras Latinas conseguiram a exclusividade destas entrevistas sem pagar direitos. No entanto, uma igreja que diz representá-lo, refiro-me especialmente à igreja católica, é grandiosa, faustosa… palácios, terras, meios de comunicação, bancos… um império.

Jesus – Como já te disse, eu não tenho parte nenhuma nisso… eu anunciei o reino de Deus mas o que vi foi uma igreja.

Raquel – E aí vem a minha pergunta. Como pode ter acontecido “isto”? – Como é que de um humilde camponês como o senhor surgiu algo de tão monumental? Talvez a força do Espírito Santo?

Jesus – Por que não perguntas a esse Pepe com quem falaste no outro dia? É homónimo do meu pai e sabia muito destes assuntos…

Raquel – vamos ver, um momento…Pepe Rodriguez?... Sim, das Emissoras Latinas novamente… Temos muitas perguntas intrigantes… Se me permites vou começar hoje com aquelas perguntas clássicas do jornalista.

Pepe – Com certeza, à vontade.

Raquel – Se Jesus Cristo não fundou a igreja, quem a fundou?

Pepe – O imperador Constantino.

Raquel – Quando a fundou?

Pepe – No Séc. IV. No Ano 325.

Raquel – E onde a fundou?

Pepe – Em sua casa, na sua residência de Nicea, a reste de Constantinopla, actual cidade de Iznik, província da Anatólia, nome que se dá à antiga Ásia Menor, hoje Turquia.

Jesus – Deixa-me perguntar agora a mim, Raquel… Diga-me senhor Pepe, como fez esse Constantino para levantar semelhante igreja?

Pepe – Depois da sua morte, senhor Jesus Cristo, nasceram algumas comunidades. Como o senhor havia dito que o mundo iria acabar brevemente, venderam tudo o que tinham, repartiram pelos pobres e ficaram à espera. Compartilhavam tudo, tinham um só coração e uma só alma.

Jesus – Se foi isso que fizeram entenderam bem o reino de Deus.

Pepe – Sim, mas como o senhor se atrasava tanto houve que organizar a vida… é uma história comprida. A comunidade de Jerusalém desapareceu quando Roma queimou o Templo mas, entretanto, o cristianismo ia-se espalhando pelo império Romano, esse império que o senhor conheceu, que perseguiu os cristãos.

Jesus – Como a mim me perseguiu…

Pepe – Até aí, mais ou menos, tudo ia bem.

Jesus – E o que se passou, em que momento se escondeu a luz debaixo do “celemin” (antiga medida agrária, 1/10 da nossa fanga).

Pepe – O império Romano debilitava-se. Quando Constantino tomou conta do poder, ainda ele não era cristão, inventou que havia visto no céu o sinal da cruz e que tinha conquistado o trono graças ao senhor.

Jesus – A mim?

Pepe – Sim, e disse também que queria converter-se ao cristianismo.

Jesus – E converteu-se?

Pepe – Constantino era um camaleão. Deu-se conta que o poder de Roma se desfazia e que necessitava de uma ideologia para o manter e, para isso, servia-lhe perfeitamente a religião cristã que alastrava já por todo o império.

Jesus – E o que fez esse homem, conta-me.

Pepe – Um pacto. Chamou os principais bispos e disse-lhes: Se vocês me obedecerem ninguém vos perseguirá. Declarem que os assassinos de Jesus foram os judeus e não os romanos e eu declararei o cristianismo como religião oficial.

Jesus – Mas como? Se a mim me condenou um romano, Pôncio Pilatos…

Pepe – Engana-se, não foi Pôncio Pilatos. Quem assassinou o senhor foi Constantino.

Jesus – Constantino?

Pepe – Sim, Constantino. Foi esse que o matou.

Jesus – Prossiga, prossiga…

Raquel – Não, não prossegue por que se acabou o cartão de telemóvel. Em breve te chamo novamente, Pepe… Não percam esta história, amigas e amigos das Emissoras Latinas, não percam a sintonia… Raquel Perez, Banias, antiga Cesarea de Filipo.

Site Meter