sexta-feira, dezembro 10, 2010

ENTREVISTAS FICCIONADAS

COM JESUS CRISTO

Nº 74 SOB O TEMA:

“SANTOS MILAGREIROS”


Jesus – De Jerusalém a Cafarnaum, de Cafarnaum a Jerusalém… Não paramos, Raquel… Daqui para ali…

Raquel – Cansa-se muito?

Jesus – Não, pelo contrário… tenho gosto em conhecer.

Raquel – Pois prepare-se para o que vamos conhecer agora. Desculpe-me, fazem-me sinal da cabine… Amigos e amigas de Emissoras Latinas… aqui estamos de regresso a Jerusalém… as ruas do bairro cristão repletas de gente e as igrejas repletas de…

Jesus – De quê, Raquel?

Raquel – Acompanhe-me, Jesus Cristo, entremos nesta igreja… quero que veja algo e me dê a sua opinião…

Jesus – Sim, já me espicaçaste a curiosidade…

Raquel – Entramos?

Guia – Bem-vindos. You speak english, french or deutsch?

Jesus – Como disse?

Raquel – Em espanhol, por favor.

Guia – Não há problema. São turistas?

Raquel – Estamos fazendo uma reportagem para Emissoras Latinas: “Imagens de santos em Terra Santa”.

Guia – Magnífico… Aqui temos muitas e belas. Venham. Comecemos pelos altares menores…

Jesus – Quem é este?

Guia – São Gregório Nacianceno, um santo milagroso.

Raquel – E que espécie de milagres fez?

Guia – Especialmente eficaz para mordeduras de cães, serpentes ou de qualquer outro animal daninho.

Jesus – E essa boneca?

Guia – Boneca?... É a santa Apolónia, padroeira dos dentistas. Alivia as dores de dentes.

Jesus – Ela cura dentes?

Guia – Há que acender-lhe uma velita daquelas, vê?... uma esmola, uma oração e pronto. Venham… Este altar é dedicado a Santa Águeda…

Raquel – E que cura essa santa?

Guia – As mulheres rezam-lhe quando os partos estão difíceis.

Jesus – Pelo que estou vendo, cada santo tem a sua especialidade.

Guia – Assim é senhor. Na sacristia temos outros que não cabem aqui. São Blas, vocacionado para a garganta, Santa Lúcia, para os olhos. Santa Bárbara, para proteger das tempestades. São Pascual Builon, patrono das cozinheiras. São José, patrono da boa morte…

Jesus – Meu pai, José?

Guia – São Judas Tadeu, recomendado para casos impossíveis… E este é Santo António, um dos mais poderosos, encontra qualquer objecto perdido.

Raquel – Também serve para encontrar noivo, não é?

Guia – Sim, mas nesse caso as solteiras põem-nos de cabeça para baixo para que o santo resolva depressa.

Raquel – Certo, é o que diz a minha avó.

Guia – Agora estamos procurando uma imagem de Santo Isidoro de Sevilha, que será o patrono da Internet.

Raquel – A Internet já tem santo?

Guia – Sim, é que Santo Isidoro foi um grande sábio. Sabia de tudo, era uma enciclopédia viva, uma wikipédia. A mesma coisa que a Internet.

Raquel – E os seus milagres poderiam servir de anti-virus celestial.

Guia – Sem dúvida, senhorita.

Jesus – Desculpe a minha ignorância, amigo… Ela, não, mas eu venho de longe…

Guia – Sim, diga…

Jesus – Pode explicar-me como funcionam os pedidos a estes santos?

Guia – O senhor, por exemplo, tem um problema e então pede um milagre ao santo da sua devoção. O santo passa o pedido para a Virgem Maria, medianeira de todas as graças. Maria passa a seu filho, Jesus Cristo, igual ao que fez nas bodas de Cana…

Jesus – As bodas de Canã, me recordo…

Guia – Como diz?

Jesus – Não, nada…

Guia – É como lhe explico, o senhor pede ao santo, o santo pede à virgem, a virgem pede a Jesus e Jesus resolve com Deus Pai.

Jesus – E por que todos esses escalões para chegar a Deus?

Guia – Deus tem demasiado trabalho, estrangeiro, muitas coisas a que atender. Os santos e as santas são secretários, ajudam-no. Satisfeita a sua curiosidade?

Jesus – Bem, não… mas…

Guia – Não querem visitar a sacristia?

Raquel – Não já é suficiente para a nossa reportagem. Aqui tem o seu pagamento.

Guia – Que São Cristóvão os acompanhe!...

Raquel – Vejo-o incomodado, Jesus Cristo.

Jesus – Não viste com se enganam as pessoas necessitadas, as mulheres em apuros, os doentes? Dizem que esta é a casa de Deus e encheram-no de ídolos, converteram-no numa covil de aldrabões, impostores… Saiamos para a rua, vamos.

Raquel – Então, despedimo-nos e regressemos! De Jerusalém para Emissoras Latinas Raquel Perez.

Site Meter