quarta-feira, dezembro 08, 2010

Informação Adicional à Entrevista Nº 73

Sob o Tema: “A Infalibilidade do Papa” (2)


De Obra do Diabo a Dogma de Fé

A infalibilidade do Papa foi pregada em meados do Século XIII por um famoso franciscano francês, Pedro Olivi. Quase um século depois, essa ideia foi declarada herética por um Papa, João XXII, que a qualificou como “obra do diabo”. Não obstante, seis séculos depois, outro Papa e alguns bispos converteram-na em nada menos que em dogma de fé.

Assim diz o texto desse dogma:

- “Para manter a Igreja na pureza da fé transmitida pelos apóstolos, Cristo, que é a Verdade, quis conferir à sua igreja uma participação da sua própria infalibilidade. Através do sentido sobrenatural da fé, o Povo de Deus une-se indefectivelmente debaixo do guia do magistério vivo da Igreja. O ofício pastoral do magistério está dirigido, assim, para velar que o Povo de Deus permaneça na verdade libertadora.

Para cumprir este serviço, Cristo dotou os pastores com o carisma da infalibilidade em matéria de fé e costumes… O Pontífice de Roma, cabeça do Colégio Episcopal, goza desta infalibilidade em virtude do seu ministério quando, como pastor e mestre supremo de todos os fiéis, proclama por um acto definitivo a doutrina em questões de fé e moral. Esta infalibilidade abarca todo o depósito da revelação divina."

Site Meter