sábado, janeiro 08, 2011

AMIGOS

A propósito do primeiro romance que transcrevi aqui no Memórias Futuras, A Tieta do Agreste, afirmei no fim que muito embora as saudades que ela me deixava, o meu compromisso não era com a Tieta mas sim com Jorge Amado, o melhor escritor de histórias da língua portuguesa e o mais internacional do Brasil.

O mesmo se passa agora com a dona Flor que, juntamente com os restantes personagens, vão ficar durante uns tempos a bailar no nosso pensamento (o doidivanas Vadinho, a sensual dona Flor e o monocórdico doutor Teodoro…)

Sabemos que este livro foi muito importante para o desafogo financeiro do artista pelos direitos que dele recebeu por ter sido transposto com grande êxito para o cinema, teatro e televisão. No entanto, para se conhecer a história em toda a sua beleza, fazendo honras ao seu autor, é preciso lê-la: toda de seguida, à medida que os tempos livres nos permitem ou assim, em curtos episódios aqui colocados à vossa disposição... mas sempre lendo.

Eu próprio estou a ler pela primeira vez os livros de Jorge Amado, de episódio em episódio, não antes, mas à medida que os vou transcrevendo, sempre com o interesse renovado no “suspense” da história, na riqueza e acutilância dos diálogos, na descrição pormenorizada do perfil dos personagens. É um trabalho que me dá prazer e que partilho convosco.

Na próxima semana começaremos com outra história de Jorge Amado: “Teresa Batista Cansada de Guerra”, sendo que é o único livro do autor que já tinha lido. Foi, no entanto, há muitos anos, tinha o livro sido editado há pouco tempo e dele apenas recordo a “impressão” que me deixou: a de uma história “forte”, que sensibiliza e nos enriquece do ponto de vista humano.

De resto, é assim com os livros de Jorge Amado, saímos melhores como pessoas no fim das suas histórias porque ele recria a “vida” em cada personagem, todas verdadeiras, todas complexas, cada uma um mundo diferente e esta diversidade abre-nos o espírito, prepara-nos melhor para a convivência com os outros.

Me chamo siá Tereza
Perfumada de alecrim
Ponha açúcar na boca
Se quiser falar de mim

Flor no cabelo
Flor no xibiu
Mar e rio


Tereza Batista é uma personagem arrebatadora mas será o próprio Jorge Amado a fazer a sua apresentação no bilhete que escreveu para o seu editor acompanhando o original para ser publicado e que transcreverei antes de iniciar a história.

Então, até para a semana com Tereza Batista.

Site Meter