quinta-feira, janeiro 06, 2011

ENTREVISTAS FICCIONADAS
COM JESUS CRISTO Nº77 SOB O TEMA:

“ÉTICA UNIVERSAL”.


Raquel – Ainda que nos tenha sido um pouco difícil convencer Jesus Cristo a viajar de avião connosco até ao sul do país aqui estamos frente a esta grandiosa cordilheira ao pé do Monte Sinai. Conhece o senhor este deserto?

Jesus – Só escutei destas montanhas as histórias que dela contava o rabino do meu povo.

Raquel – Nestas importantes solidões, Moisés recebeu de Deus as tábuas de pedra da Lei com os 10 Mandamentos e aqui os proclamou ao povo hebreu.

Jesus – No meu tempo os doutores discutiam qual dos 10 Mandamentos era o mais importante. Eu disse-lhes que todos se resumiam num só: amar o próximo.

Raquel – E onde colocou o primeiro, amar a deus?

Jesus – É o mesmo, Raquel. Porque senão amar o próximo que vês, não podes amar a Deus que não vês. Aos fariseus lhes encantavam estas discussões. Para eles 10 Mandamentos ainda eram poucos. Moisés disse: “guardarás os sábados”. Pois desse Mandamento eles fizeram um feixe: que no sábado não se podia caminhar mais que uma légua, não se podia cozinhar… E eu disse-lhes: “o sábado é para a gente e não a gente para o sábado”.

Raquel – Então o senhor atreveu-se a mudar a lei de Deus…?

Jesus – É que não eram leis de Deus, eram leis inventadas pelos fariseus. Deus não lança cargas insuportáveis sobre as costas dos seus filhos. A única coisa que Deus nos pede é amor e compaixão com os nossos semelhantes. Tudo se resume a isso.

Raquel – A sua famosa regra de ouro?

Jesus – Vejo que a conheces…

Raquel – A Lei dos Evangelhos…

Jesus – Não. A lei está no teu coração. “Tudo o que tu queres que te façam a ti, faz tu aos outros.”

Sinal Telefónico

Raquel – Que estranho… Uma chamada neste deserto… alô?

Kung – Sou Hans Kung.

Raquel – O famoso teólogo?... Como nos localizou?

Kung – Estou seguindo todas essas entrevistas com grande interesse. E como hoje estão falando de ética, que é tema que me apaixona, queria participar. Sabia o senhor Jesus Cristo que o sábio chinês Confúcio, cinco séculos antes do senhor, propôs a mesma regra de ouro: “O que não desejas para ti não o faças aos outros”

Jesus – Pois, bendito seja Confúcio!

Kung – E também cinco séculos antes do senhor, Buda, na Índia, ensinou assim: “Não farei a outro o que não devem fazer a mim”.

Jesus – Seja também bendito Buda!

Kung – E o profeta Mahomé que pregou para os povos árabes cinco séculos depois do senhor disse também: “Deseja para os outros o que desejas para ti.”

Jesus – Também bendito seja Mahomé.

Raquel – E diga-nos, Jesus Cristo, como explica o senhor esta coincidência em lugares tão distantes e em tempos tão distintos?

Jesus – O que disse o amigo que referiu estes homens de Deus dá-me a prova de algo que sempre pensei: Deus não gravou os Mandamentos em tábuas de pedra, gravou-as nos nossos corações. Nossos corações dizem-nos o que temos de fazer.

Kung – Suponho que o senhor Jesus Cristo está-se referindo à ética universal para toda a humanidade, crentes ou não crentes, de que hoje falamos nas Nações Unidas. São quatro os pilares dessa ética: não matar, não violar, não mentir, não roubar.

Jesus – Pois benditos sejam os que trabalham por isso e bendita a casa edificada sobre esses cimentos. Permanecerá de pé mais que esta montanha.

Raquel – Obrigado ao teólogo Hans Kung, obrigado a Jesus Cristo. Com o Monte Sinai nas nossas costas recebam saudações de R. Perez, enviada especial de Emissoras Latinas
.

Site Meter