terça-feira, janeiro 25, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À ENTREVISTA Nº 79 SOB O TEMA:


"VIOLÊNCIA OU NÃO VIOLÊNCIA" (1)



Um Mundo Violento


Jesus nasceu e viveu num país ocupado militarmente. No seu tempo, o Império Romano era o mais poderoso do mundo então conhecido. Cerca de 70 anos antes de Jesus nascer, o seu país, a Palestina, foi transformado em mais uma das províncias, colónias de Roma, nas margens do Mar Mediterrâneo. Isso significava: os governos dependentes, ocupação do território pelas tropas romanas e exploração de pessoas, através da cobrança de impostos elevados.
Nos tempos de Jesus, as tropas romanas mantinham a ordem e a "paz" na Galiléia. Eles fizeram isso com a arrogância típica dos exércitos de ocupação, que se sentiam donos das vidas e do bens da população submetida. Com essa prepotência eram frequentes violações, pilhagens dos bens dos camponeses e repressão daqueles que se opunham.
O

Espírito dos Macabeus

Os irmãos Macabeus, heróis da resistência judaica contra a dominação grega da Palestina, viveram cerca de 160 anos antes de Jesus tendo organizado uma luta de guerrilha que lhe permitiram obter vitórias importantes contra o poderoso império helênico. Na memória do povo eram um símbolo de patriotismo, coragem e liberdade

Herdeiro da tradição dos Macabeus, Judas, o Galileu, foi o fundador do movimento zelote que dividiu o grupo dos fariseus. A morte de Herodes, o Grande, após um reinado tirânico de 40 anos, foi um momento crítico na Palestina, dominada pelo Império Romano. Naqueles anos, apareceu na Galileia - à margem da lei e da ordem dominante que imperava no sul, em Jerusalém - os movimentos insurrecionais armados que estavam profundamente enraizadas entre os povos e que inspirou o movimento de Zealot, de origem rural.

Nos anos a seguir ao nascimento de Jesus, Judas, o Galileu, organizou uma oposição ao censo ordenado por Roma. Depois, durante a juventude de Jesus, protagonizou uma grande revolta contra o poder romano. Conquistada a cidade de Séforis, a apenas quatro quilômetros de Nazaré, que era então a capital da Galiléia e do principal centro comercial de têxteis no país.

Aqui, fortaleceu-se um grande grupo de guerrilheiros. Quintilio Varo, Delegado romano da Síria, esmagou de forma sangrenta esta revolta. Séforis foi reduzida a cinzas, e centenas de zelotes foram crucificados na cidade. Herodes Antipas reconstruiu-a anos mais tarde.

Para o Movimento zelota, o golpe foi duro e levou vários anos para se reorganizar. Embora estes acontecimentos não estejam referidos nos Evangelhos, em que nem mesmo o nome da cidade de Séforis aparece, tudo isto teria que ser do conhecimento de Jesus dada a proximidade entre Séforis e Nazaré.

Site Meter