segunda-feira, janeiro 24, 2011

ENTREVISTA FICCIONADA

COM JESUS CRISTO Nº 79 SOB O TEMA:


“VIOLÊNCIA OU NÃO VIOLÊNCIA”



RAQUEL - Regressamos a Jerusalém, quando faltam poucos dias para a Páscoa, e continuamos as nossas entrevistas exclusivas colocando-lhe hoje uma questão de premente actualidade: “aprova ou condena a violência?

JESUS - Por que dizes que é tão actual?

RAQUEL - Venha, venha comigo a este quiosque ... Eu leio-lhe as títulos... 47 mortos em dois ataques... Novas ameaças dos EUA no Oriente Médio... Continuam as guerras tribais na África Central... O nosso mundo está muito violento.

JESUS - – E o meu país ... Nestes dias, vi soldados por todo o lado…

RAQUEL - Soldados israelitas que ocupam o território palestino ...

JESUS - Eu também vivi num mundo de muita violência, Raquel...

RAQUEL – Sem dúvida, mas nos filmes, o seu mundo parece sereno, idílico, flores e pássaros.

JESUS - Não, nada disso. Quando eu nasci, o meu país já estava ocupada pelos romanos.

RAQUEL – E isso que significa?

JESUS - Humilhações, morte. E os impostos. No nosso país o pagamento de impostos para o imperador de Roma era muito elevado, um saque.

RAQUEL - Então está familiarizado com o conceito de imperialismo?

JESUS - Muito familiarizado. Vi soldados romanos desde criança. Eles entravam nas aldeias, roubavam e violavam as mulheres. Desprezavam-nos, pensavam que eram os nossos donos.

RAQUEL – Lembra-se de um acontecimento particularmente sangrento?

JESUS - Era jovem quando em Séforis, capital da Galiléia, os romanos crucificaram centenas de rebeldes. Fui lá, vi com os meus próprios olhos. Houve sempre levantamentos contra os romanos.

RAQUEL - Guerrilha, a violência armada?

JESUS - Os romanos tinham espadas, escudos e cavalos. Como lidar com eles sem armas? Na Galiléia, na minha terra, nasceu o movimento dos zelotes, um grupo armado.

RAQUEL - O principal foco de resistência?

JESUS - Não, tinham antecedentes. Foram inspirados pelos Macabeus, que se levantaram contra o império grego cem anos antes. Minha mãe pôs o nome de Simão a um dos meus irmãos em homenagem a um grande chefe Macabeu.

RAQUEL - E o senhor envolveu-se nessa resistência?

JESUS - Todos nós participámos de uma forma ou de outra. Aninhados na luta ou a encobrir os combatentes. As mulheres levavam comida para os rebeldes que estavam escondidos nas cavernas da Arbel, eu lembro-me…

RAQUEL - E o senhor?

JESUS – Em criança levava mensagens. Avisava onde estavam os soldados... Em jovem, apoiei várias vezes, sim.

RAQUEL - Era um movimento nacionalista?

JESUS - Foi. Nós queríamos um país livre, sem romanos.

RAQUEL - Os zelotes eram um partido político?

JESUS – Estavam muito bem organizados. Faziam atentados. Muito corajosos mas muito fanáticos.

RAQUEL - E no seu grupo ... o senhor admitiu essas pessoas?

JESUS - Eu declarei o Reino de Deus na Galiléia e os primeiros que aderiram foram conterrâneos meus, do norte. Alguns eram fanáticos ou tinham sido. Eu não lhes perguntava sobre isso.

RAQUEL - Voltando ao ponto de partida ... Vocês aprovavam ou condenavam a violência?

JESUS - A ocupação do meu país pela força militar foi a violência. Os impostos recolhidos pelos romanos retirados do suor nosso povo foi também a violência.

RAQUEL - Numa mensagem, um ouvinte lembrou que Oscar Romero, que foi bispo de São Salvador, um santo de verdade, distinguiu entre a violência institucionalizada daqueles que estão no poder e "resposta violenta" daqueles que resistem. O que acha o senhor disto?

JESUS - Que é bem dito. Porque não podem ser medidos pelos mesmos padrões a violência dos que estão por cima com a resposta dos que estão por baixo. No meu tempo, como usar a mesma medida com os romanos e os zelotes?

RAQUEL - Que dirá o presidente dos EUA destas declarações, o que dirão os da União Europeia? Será que abrirão uma pasta especial contra o terrorismo internacional, acusando Jesus Cristo? De Jerusalém, Raquel Pérez, Emissoras Latinas.

Site Meter