sábado, janeiro 22, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 78 SOB O TEMA:

“A VONTADE DE DEUS” (4)



Como é que se sabe qual a vontade de Deus?



O Providencialismo é hoje activamente divulgado pelo catolicismo oficial, nos seus meios de comunicação nos sermões e na devoção à “Divina Providência”. Um dos porta-vozes mais populares da igreja católica, Madre Angélica, diz, por exemplo: Muitas pessoas fazem a pergunta:

- Como faço para saber qual é a vontade de Deus para mim?

- A resposta é simples: - Se isso acontecer, é a vontade de Deus.

Não é relevante se Deus ordena ou se Deus o permite porque nada acontece comnosco se Ele não o tiver visto antes, tendo em conta o bem que nos virá a partir dele e esperando a sua aprovação.

A submissão à vontade de Deus que vem de ideias como estas também tem muito a ver com o poder institucional da Igreja. Muitos dos "porta-vozes" das igrejas respondem que a vontade de Deus está expressa nas palavras dos padres e pastores que interpretam a Bíblia e na tradição...Assim, obedecer à vontade de Deus não é mais que obedecer à vontade do homem, e naturalmente das hierarquias que dizem representar.

Tudo é mais fácil mas não necessariamente mais fácil, “o medo da liberdade” também é real. Superado esse medo, temos de assumir a responsabilidade pelas nossas vidas e na história. Crescemos e amadurecemos como adultos. Quando Jesus diz para Raquel: “a vontade de Deus ... é não acreditar em Deus” , lembra a oração do químico alemão Otto Hahn, Nobel de Química em 1994, que dizia: Que Deus me dê força para não confiar cegamente nem mesmo nele.

Site Meter