domingo, janeiro 23, 2011

Hoje é Domingo de Eleições




Um Domingo que mete eleições é sempre um Domingo diferente. Muitos até se aperaltam com uma roupinha melhor, seja por pensarem que a responsabilidade e solenidade do acto o justifica e exige mesmo, seja para impressionar vizinhos, amigos e conhecidos que, certo e sabido, vão encontrar no local de voto.

A campanha foi fraca, das mais fraquinhas que tenho lembrança exactamente porque oca e vazia de ideias para além daquelas vulgaridades e lugares comuns.

A decisão de cada um dilui-se no total da eleição e aí quem ganha é quem conquista o voto “condicionado” das maiorias.

De acordo com o panorama eleitoral nunca a recandidatura de um Presidente esteve tão facilitada, não por mérito deste, pelo contrário, mas por demérito da concorrência e pela situação muito difícil que o país atravessa e que amedronta os portugueses.

Eu confesso que não votarei Cavaco porque não gosto nem nunca gostei do carácter deste senhor e, para mim, nestas funções, mais do que em quaisquer outras, o carácter é fundamental.

É um mero político calculista, sonso e sem ideias, para quem a grande preocupação foi sempre o seu projecto pessoal de poder.

Mesmo agora, na parte derradeira da campanha, o seu grande argumento para uma vitória à primeira volta, como salienta Ferreira Fernandes, no Jornal de Notícias, é dizer aos portugueses:

- “Não podemos prolongar esta campanha por mais três semanas. Os custos seriam muito elevados para o país e seriam sentidos pelas empresas, pelas famílias, pelos trabalhadores, desde logo, pela contenção do crédito e pela subida da taxa de juros.”
Trocado por miúdos: votem em mim e poupem uns tostões.


Argumento de merceeiro de lápis atrás da orelha que aproveita uma mera lógica contabilística para chantagear o eleitorado como se eu acreditasse na sinceridade desta preocupação, que não tem peso nem valor quando está em causa a qualidade da democracia, e é falsa como Judas (se é que ele foi falso).

E por aqui me fico porque tenho de ir votar... e disso não abdico. Ao fim e ao cabo que alternativa temos nós à democracia?... "Sendo todos os regimes de poder maus, este, é o menos mau de todos"... como disse alguém.

Site Meter