sábado, janeiro 29, 2011

O Discurso de Obama


«No discurso sobre o estado da União, Barack Obama disse 18 vezes a palavra "impostos" e uma só "Sputnik". Vai ser sobre esta que se falará daqui a dez anos, caso venha a recorde-se o discurso de Obama de 2011.
Sputnik é uma palavra do passado e, no entanto, foi nela que Obama se apoiou para concluir: "Vamos investir o nosso dinheiro no futuro e não no passado." Que não vai investir no passado ficou a saber-se ao dizer que a América não vai mais subsidiar a indústria petrolífera. Então, como foi que Sputnik, palavra velhinha de 54 anos, ficou relacionada com futuro naquele discurso?
Em 4 de Outubro de 1957, os noticiários mundiais abriram assim: a União Soviética mandou o primeiro satélite artificial para o espaço. A notícia provocou duas reacções extremas. A portuguesa, através de um professor do Instituto Superior Técnico, especialista em Aerodinâmica, que veio explicar na novíssima RTP que tudo não passava de propaganda comunista. A outra atitude foi à americana, que mais tarde Maria Bethânia tão bem cantou: "Levanta, sacode a poeira/ dá a volta por cima..." Foi o que Washington fez em 1957.
Admitiu que estava atrasado, atirou-se ao programa espacial e, em 1969, Armstrong foi o primeiro homem a pôr os pés na Lua. Foi esse exemplo, apostar na ciência, que Obama exigiu à América ("a nação de Edison e dos irmãos Wrigth"). Eis uma hegemonia americana que o mundo agradece.»
DN - Ferreira Fernandes

Site Meter