terça-feira, fevereiro 01, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 80 SOB O TEMA:


“A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR” (1)



- Um patriota e Não um fanático

Jesus não era um fanático. Os zelotas eram ultra-nacionalistas, queriam a libertação de Israel do jugo romano mas não para além das fronteiras do seu país. Jesus era um patriota, mas o seu projecto rompeu as fronteiras e não discriminou raças ou religiões.



Os zelotas eram profundamente religiosos mas o seu Deus era um Deus exclusivo de Israel, "o povo escolhido". Segundo eles, para criar o seu reino, Deus tomaria vingança sobre as nações pagãs. Jesus nunca falou de um Deus vingativo ou discriminatório.


Os zelotas eram ardentes defensores do estrito cumprimento da lei, a ponto de Jesus ter-se diferenciado deles pela sua liberdade face às autoridades e às leis, mesmo as tradicionais leis judaicas. No entanto, Jesus foi associado aos fanáticos e alguns de seus discípulos, provavelmente, foram apoiantes ou membros do movimento zelota.


Muitas das reivindicações sociais dos zelotas eram partilhadas por Jesus e em comum havia o desejo ardente de alcançarem um reino de justiça e por isso ambos os movimentos utilizavam expressões semelhantes.

Site Meter