quarta-feira, fevereiro 16, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 82 SOB O TEMA:
“JUDAS TRAIDOR?” (2)


Como Judas Aparece no "seu" Evangelho


Ao contrário da imagem negativa de Judas no geral, criada muito cedo na igreja primitiva, neste texto é avaliado positivamente. Judas aparece como o discípulo amado, a quem, por isso, Jesus confiara os seus planos e lhe teria pedido para ser ele a entregá-lo à morte.
Na introdução do texto indica-se que ele incorpora as revelações que Jesus terá feito a Judas, em conversa privada, três dias antes da Páscoa.
Escrito na terceira pessoa, o texto é um diálogo entre Jesus e seus discípulos, especialmente Judas, a quem Jesus havia profetizado:
- “Tu serás o décimo terceiro, e serás amaldiçoado por gerações, mas virás para governá-los". Jesus agradece a Judas e elogia-o: "Tu superas todos eles. Pois tu sacrificarás o homem que me cobre."
No final do relato, pouco depois de entrar numa nuvem luminosa, Judas recebeu "algum dinheiro". Jesus agradece-lhe o que ele fez, e já livre do corpo pode voltar ao grande e ilimitado reino cuja vastidão jamais foi vista por alguma geração de anjos.
Embora a imagem negativa de Judas mude neste texto, a visão fatalista da morte de Jesus não só não muda, como se reforça: Jesus quer morrer, quer livrar-se do seu corpo, do "homem que o cobre” e ele mesmo projectou esse plano com o seu amigo pedindo-lhe que o execute.

Site Meter