sábado, março 05, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 83 SOBO TEMA:
“OS JUDEUS MATARAM JESUS?” (11)


O Povo Escolhido



A religião judaica, que tem em Moisés o seu fundador, é baseada na aliança que Deus - seu nome é Javé para hebreus - estabeleceu com o povo de Israel, um grupo escolhido por Deus. Obedecendo à Lei, as pessoas obedeciam aos preceitos da Aliança e, em contrapartida, o Senhor presidia aos seu destinos, à sua história futura.
Assim, o Deus de Israel, tornou-se um dos principais actores na história da humanidade, uma novidade nas religiões do mundo antigo.
Pelatradição da fundação deste povo, os israelitas sentem-se o povo eleito por ninguém menos que o próprio Deus.
Cerca de cinco séculos antes de Jesus nascer em Israel, nasceu a ideia de abrir a religião do Senhor a todo o mundo, universalizá-la. Esta ideia era contrária à tradição que fazia do judeísmo uma religião fechada, exclusiva e que excluía.
No "tempo” de Jesus, esta concepção fechada estava ganhando terreno e impondo-se. Jesus questionou-a. A proposta de Jesus não excluía, pelo contrário, ela incluia.
Após a destruição do Templo e da diáspora judaica, será a concepção fechada que irá moldar o judaísmo à volta da Lei e dos ensinamentos dos rabinos. E assim é, até hoje.

Site Meter