quinta-feira, março 17, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 86 SOB O TEMA:
"EUTANÁSIA" (2)




A "Bela Morte" é Um Crime


O teólogo suíço Hans Küng Católica define a eutanásia como uma “bela morte”, isto é, boa, rápida, suave e sem sofrimento. No entanto, a teologia católica tradicional, e agora a posição oficial do Vaticano, rejeita a eutanásia, considerada um crime, e afirma a defesa da vida "desde a concepção até ao seu fim natural".


Como no caso da contracepção e do aborto, há uma forte oposição da tradição católica a toda a forma "artificial" de decidir sobre a vida.


Esta é uma expressão dessa posição oficial, a partir da Carta de Saúde Pessoal a todo o mundo católico que em 1995 foi firmada pelo carmelita Honings Bonifacio, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé:


- "A eutanásia perturba o relacionamento médico-paciente. Da parte do paciente porque ele se relaciona com o médico como alguém que pode garantir a morte. Do médico, porque ele não é a mais absoluta garantia de sua vida e o paciente deve temer a morte. O contato médico-paciente é uma relação de confiança da vida e como tal deve permanecer."


A eutanásia é um crime a que os agentes de saúde, garantes sempre e só simplesmente da vida, não podem cooperar de forma alguma. O mesmo vale para o aborto, mesmo que a saúde da mãe: malformação fetal grave e queixas de uma gravidez provocada por violência sexual.


Na verdade, a vida é um bem tão primordial e de base, que não podemos colocar em comparação, igual ou mesmo inferior, com algumas desvantagens, ainda que sejam gravíssimas.


Neste ponto, a síntese da ética hipocrática e da moral cristã é inegável: tanto a ética hipocrática como a moral cristã rejeitam todas as formas de aborto directo, a eutanásia directa e activa ou passiva, porque é um ato de repressão da vida pré-natal e um acto assassino que nenhum fim pode legitimar.

Site Meter