quarta-feira, março 23, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
À ENTREVISTA Nº 86 SOB O TEMA:

“EUTANÀSIA” (7)


Eutanásia em Outras Religiões


No texto "Os Desafios da Bioética", de Marie-Gaëlle Perff e de Guetny Jean-Paul lê-se:

- Todas as religiões consideram a vida sagrada e na rejeição da eutanásia expressam esse princípio. É frente à morte e à decadência física que cada religião dá respostas diferentes com variados matizes. Dado o conceito cada vez mais frequentemente usado para "morrer com dignidade" e ante um número crescente de doenças graves que reclamam, incluindo junto dos tribunais, o direito de acabar com suas vidas, as religiões afirmam a sua oposição à eutanásia e ao “tratamento agressivo" que, a todo o custo e com recurso a todos os tipos de equipamento médico, procuram manter vivos os doentes terminais.
Todas as religiões concordam com a implementação de "cuidados paliativos" para evitar a dor. A fonte desses princípios é a tradição religiosa. Assim, na liturgia ortodoxa, os fiéis regularmente pedem a Deus na oração "o fim da vida cristã, sem dor, humilhação e em paz."

Em todos os textos sagrados do judaísmo, no início da luta contra a dor está muito presente. É um princípio que o crente deve equilibrar com o mandamento que ordena "não matarás". O catolicismo é a religião que rejeita mais severamente a eutanásia, mas isso não significa que o doente tenha de aceitar qualquer procedimento médico para prolongar a vida.
Propõe apenas um tratamento razoável, onde as desvantagens superam os benefícios. Protestantes e budistas opõem-se à eutanásia, mas deixando sempre uma margem para cada caso, para cada situação individual.

Os budistas são aqueles que encontraram a chave na compaixão, um valor essencial para o budismo. Se o amor se expressa pela partilha da felicidade dos outros, a compaixão é expressa no desejo de ver outras pessoas livres do sofrimento. Será a compaixão que levará em conta os aspectos pessoais de cada situação e promoverá uma resposta adequada a cada caso.

Site Meter