sábado, abril 16, 2011

INFORMAÇÔES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TEMA:


“VIEMOS DOS MACACOS?” (1)




Charles Darwin

Charles Darwin (1809-1882), biólogo britânico, descobriu e explicou a teoria da evolução, apresentando-o à comunidade científica em 1859 no livro "A Origem das Espécies". A sua descoberta revolucionou as ideias e explicações sobre todo o conhecimento humano e sobre a Vida.
A ideia central de Darwin é que todos os organismos vivos têm uma origem comum e evoluíram através de um lento processo de selecção natural. Neste processo estão envolvidas condições ambientais externas: abundância ou escassez de recursos, clima, mudanças geológicas, a chegada a uma nova espécie...
Estas condições estão conduzindo as mudanças que resultam em traços cada vez mais diferentes nos organismos vivos. Estas alterações hereditárias são feitas ao longo do tempo. Em 1871, Darwin publicou "A Origem do Homem", incluindo também os seres humanos no processo único de evolução da vida.
Darwin alegou que o ancestral do homem era um animal semelhante ao macaco. Isso provocou uma controvérsia religiosa que tem continuado até hoje e da qual Raquel falou a Jesus.
Os Tentilhões de Darwin
A expedição científica que durante cinco anos Darwin empreendeu em 1831 pelo Oceano Atlântico no navio HMS Beagle, colocou-o na pista da Teoria da Evolução. Darwin olhou para a diversidade da fauna e da flora em áreas muito variadas, percebendo que as distâncias geográficas e diferentes ambientes, criaram condições para que as espécies variassem.
Concretamente, os comentários que fez aos tentilhões das Ilhas Galápagos, pássaros com características comuns e diferenças essenciais consoante as ilhas onde viviam, deram-lhe a chave: a mesma espécie, o pintassilgo ancestral, havia "evoluído" para seis novas espécies
consoante o ambiente a que teve de se adaptar.

Site Meter