terça-feira, abril 19, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TEMA:


“VIEMOS DOS MACACOS?” (3)




Uma Ideia Genial e Revolucionária

Apesar da variedade das espécies animais, alguém como Aristóteles, que reflectiu sobre tudo o que viu, nunca viu nessa variedade uma possível relação. Quando foi conhecida a fauna do Novo Mundo muitos se intrigaram.

Como é que esses animais eram tão diferentes dos animais do Velho Mundo? Mas ninguém pensou sobre as razões para essas diferenças. No Renascimento, as descobertas dos primeiros fósseis também causaram preocupações, mas ninguém acreditava na evolução.

Foi o francês Jean Baptiste Lamarck que, cinquenta anos antes de Darwin, teve as primeiras intuições de que semelhanças e diferenças têm uma explicação científica de uma certa evolução das espécies.

Darwin foi capaz de estruturar essas intuições e formular uma teoria rigorosa e coerente. Os cientistas actuais continuam deslumbrados com as suas descobertas. O Seu compatriota Richard Dawkins, um evolucionista convicto e entusiasmado, diz:

- “Os organismos vivos existem na Terra há mais de três mil milhões de anos sem se saber por quê, até que a verdade, afinal, foi descoberta por um deles, chamado Charles Darwin.”

E gosta de dizer de uma forma divertida:


- “Num planeta e, possivelmente, apenas num planeta de todo o Universo, as moléculas que normalmente não geram nada mais complicado do que um pedaço de pedra, reuniram-se em pedaços de matéria do tamanho de pedras, com formas incrivelmente complexas que são capazes de correr, pular, nadar, voar, ver, ouvir, capturar e comer outros elementos de animação de complexidade semelhante, em alguns casos, capazes de pensar, sentir e amar outros pedaços de matéria complexa. Compreendemos, agora, no essencial, como o truque foi feito, mas apenas desde 1859. Antes dessa data parecia, de facto, algo muito, muito estranho. Agora, graças a Darwin, é só muito estranho”.

Site Meter