terça-feira, abril 19, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 90 SOB O TÍTULO:


“ VIEMOS DOS MACACOS?”(4)




Um Escândalo Colossal


Darwin, um homem com profundos sentimentos religiosos e uma formação cristã sólida - até queria ser clérigo - sabia que a sua teoria iria causar confusão entre os fiéis, mas estava convencido de que a origem comum de todos os seres vivos "enobrecia" a todos. Reconheceu o escândalo que causava "A Descendência do Homem":


- “Sinto que a conclusão fundamental a que cheguei neste livro, ou seja, que o homem descende de uma forma de vida organizada inferior, provoca reacções bastante desagradáveis.

É um escândalo lógico. Darwin não só coloca os seres humanos no seu "lugar", como prova a sua origem animal. Deduz também, que no processo de evolução havia um "propósito".
Assim o formulou: “Parece não haver mais propósito na variabilidade dos seres vivos e na selecção natural do que aquela que existe na direcção em que sopra o vento”


Esta ideia do acaso na evolução contradiz a ideia bíblica de um ordenamento linear de toda a criação a partir do aparecimento na Terra de seres humanos, e era contrária à ideia de um plano divino, desmentia o Deus providencial no comando do universo e da história.


Por Que Tanta Revolta e Rejeição?


O astrofísico Carl Sagan localiza bem o escândalo provocado pela Teoria da Evolução de Darwin:

-“A perspectiva transcendentalmente democrática de Darwin que nos liga aos nossos antepassados há muito esquecidos e à multidão de nossos parentes, os milhões de outras espécies com quem partilhamos a Terra. Mas o preço a pagar foi alto, e ainda existem aqueles que se recusam a pagá-lo por razões compreensíveis."

A evolução sugere que, se Deus existe, agradam-lhe as causas secundárias e os processos autónomos. Deus lançou o universo, estabeleceu as leis da natureza, e depois saiu de cena. Não há, aparentemente, um executivo que trabalhe no local: o poder terá sido delegado.(em quem?)


A evolução sugere que estamos sós, Deus não intervirá, quer lhe supliquemos ou não para nos salvar de nós mesmos. Evolução sugere que estamos sozinhos e que, se existe um Deus, deve estar muito longe. Isso basta para explicar muita da ansiedade e da rejeição que a evolução provocou. Nós gostaríamos de imaginar alguém no comando.

Site Meter