segunda-feira, junho 06, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À ENTREVISTA Nº 97 SOB O TEMA:

“O NOME DE
DEUS?” (6)


A História Criminosa da Igreja


O historiador, teólogo e filósofo alemão Karlheinz Deschner, considerado "o maior crítico da Igreja no século XX", publicou em nove volumes, a partir de 1970, a "História Criminosa do Cristianismo", com base em investigações que ele documenta com grande informação e erudição.

A história das crenças cristãs e dogmas tem sido marcada por violência e abuso de poder. Este trabalho enciclopédico é publicado em espanhol pela Editorial Martínez Roca. Outros excelentes trabalhos, sempre sobre o mesmo assunto, também estão em espanhol. De acordo com Deschner, quem não escrever sobre os crimes da história Universal torna-se cúmplice deles.


Por quê, Por quê?

De que modo a Igreja tem dominado as nossas vidas, tanto pública como privado? Como se puderam tornar os pacifistas das catacumbas em entusiastas sacerdotes dos campos de batalha? Por que se foi afirmando a intolerância ao extremo de negar qualquer indício de progresso científico e cultural no mundo? Como sucumbiu a filosofia à ditadura da teologia? Como é que a fé se tornou o maior negócio de todos os tempos? O que pode ter justificado guerras intermináveis "em nome de Cristo", realizada pelos Estado cristãos?

Estas são as perguntas a que tenta responder o historiador alemão Horst Hermann no seu livro "2000 anos de Tortura em nome de Deus" (Wind Flower, 1996).

Site Meter