terça-feira, junho 14, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES



À ENTREVISTA COM JESUS Nº 98 SOB O TEMA:


“RESSUSCITOU?” (1)




Ressurreição pela Insurreição

Cem anos antes de Jesus, aparece pela primeira vez no judaísmo a ideia de uma "ressurreição" após a morte. E aparece ligada à rebelião e resistência da guerrilha dos sete irmãos Macabeus e de sua mãe perante a intervenção e ocupação de Israel pelos gregos.

Os Macabeus caíram lutando patrioticamente e a mãe dos Macabeus e as mães dos outros judeus que morreram naquela gesta disseram que seus filhos não poderiam estar mortos, que não podiam morrer. Convenceram-se de que Deus os ressuscitaria (2 Macabeus 7).

A partir da luta nacionalista dos Macabeus o povo de Israel começou a pensar que os mártires da libertação nacional, os heróis da resistência contra as tropas estrangeiras não podiam ser definitivamente mortos. O segundo livro de Macabeus não é sobre a ressurreição de todos os homens, apenas dos mortos em combate, mortos na flor da vida, aqueles que foram mortos pelos injustos. Assim, a crença na ressurreição nasceu em Israel a partir de uma história de insurreição.

Jesus sabia do heroísmo daqueles seus compatriotas. E no seu tempo, quando o seu país foi ocupado pela intervenção militar de outro Império, o Romano, os Macabeus foram um valor de referência para muitos. Eram admirados e apreciados. O nome Judas, muito criticado em nosso tempo, foi amplamente utilizado no tempo de Jesus, em memória do líder guerrilheiro Judas Macabeu.

Site Meter