segunda-feira, julho 04, 2011

AS HISTÓRIAS DE


NASRUDIN HODJA





As histórias de Hodja têm sido e continuarão a ser utilizadas para situações do quotidiano do povo turco que não será muito diferente do quotidiano dos outros povos europeus e a sua utilidade é muitas vezes revelada na resolução de um dilema ou numa solução guia para problemas sociais insolúveis ou intratáveis através do humor.

É mais interessante explicar esta abordagem com um exemplo:

- De acordo com muitas pessoas, pontos de vista diferentes e contraditórios tomados pelos cidadãos de um país levam à desordem e ao caos: essas pessoas insistem que todos deviam pensar de uma forma uniforme e benéfica e agir de acordo com isso. De acordo com esta opinião a ordem e o equilíbrio seriam estabelecidos com este tipo de uniformidade.

Uma breve anedota de Hodja prova que esta ideia é falsa:

- Alguém pergunta a Hodja: “Por que é que alguns vão numa direcção e outros noutra?” – “Porque”, responde Hodja: “Se estivéssemos todos a ir no mesmo sentido, o mundo perderia o equilíbrio e cairia”.

Esta curta história do Hodja sublinha o facto do equilíbrio e da ordem não poderem ser criados a partir da uniformidade do pensamento, mas sim, através da diversidade que cumpre uma função social útil.

Site Meter