segunda-feira, julho 18, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 4ª ENTREVISTA COM JESUS SOB O TEMA:



“O SENHOR NASCEU EM BELÉM?” (1)





O Censo Romano na Palestina

Jesus sabia do censo na época em que nasceu. O censo foi uma ferramenta de controle utilizada Roma nos seus domínios. O que feito em Israel, segundo Lucas, foi ordenado por Públio Sulpício Quirino, legado de Roma na província da Síria. A pesquisa compreendeu duas fases: a inscrição e cobrança. O primeiro passo foi um inventário ou cadastro de pessoas e bens em todo o país. Na segunda etapa, assinalavam a cada pessoa os impostos correspondentes a pagar e começava-se a cobrar. Esta segunda fase, que alguns pesquisadores chamam simplesmente de "censo" parece ter ocorrido por volta do Ano 6 após o nascimento de Jesus.

Com base nestes dados, o nascimento de Jesus teria ocorrido durante a primeira fase, do registo. Este Censo consagrou formalmente o domínio de Israel pelo Império Romano.

Segundo o censo, a Palestina era uma província de Roma. Ao escrever seu evangelho, Lucas está particularmente interessado neste facto histórico e político, já que as viagens de uma região a outra que o censo originou em todo o país, justificou a deslocação de José e Maria para a Belém e lhe permitiu este recurso literário para a sua narrativa teológica.


Site Meter