sexta-feira, julho 22, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À 5ª ENTREVISTA COM JESUS



SOB O TEMA: “25 DE DEZEMBRO?”



Sem Data de Aniversário

A data do nascimento de Jesus é desconhecida e não podemos conhecê-la com exactidão. A referência de Lucas a um censo ordenado por Roma diz-nos o ano em que aconteceu. O mês e o dia permanecerão para sempre no escuro. Parece que Jesus veio à Terra nos anos imediatamente anteriores à anexação da Palestina ao Império Romano ou um pouco depois: Ano 4 A.C.? Durante esses anos foi quando Roma ordenou um censo na Palestina, embora ninguém saiba com certeza o tempo que ele durou nem as datas exactas.

"É Melhor Não Saber a Idade"

Pode parecer estranho que Jesus não soubesse a sua idade. No entanto, essa ignorância é comum na cultura rural, mesmo em tempos recentes. No singular texto "Los Papalagi", que recolhem os discursos de Tuiavii Tiavea (Samoa), ao seu povo polinésia, depois da viagem que fez à Europa no início do século XX, o chefe de Samoa reflecte sobre as vantagens de não saber sua idade:

Entre os papalagi (homens brancos), não só os homens mas também as mulheres e até crianças pequenas, todo o mundo sabe exactamente quantas vezes o sol e a lua têm subido e descido desde o dia em que viram a grande luz pela primeira vez. Isto é tão importante nas suas vidas que celebram a intervalos regulares com flores e festas. Eu percebi com frequência que as pessoas se envergonhavam de mim porque quando me perguntavam a idade eu começava a rir e não sabia responder. "Mas tu tens que saber a tua própria idade." diziam.

Então, eu guardava silêncio e pensava; "é melhor para mim não saber".


"Quantos anos tens?" significa quantas luas já viveste. Examinar e contar deste modo está cheio de perigos porque assim ficam a saber quantas luas as pessoas costumam viver. Portanto, sabendo isso, quando eles já passaram por muitas luas dizem: "Agora eu já vou morrer próximo", tornam-se parados e tristes e, de facto, morrem após um curto período.

Site Meter