segunda-feira, julho 25, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À 5ª ENTREVISTA COM JESUS

SOB O TEMA: “25 DE DEZEMBRO?”(3)




Do Sábado ao Domingo, da Páscoa ao Natal.



Três séculos depois de Jesus, o Imperador Constantino, que visava a unidade política religiosa e territorial do Império, procurou harmonizar o culto de Mitra, o Sol Invicti (Invencível) com o cristianismo.


Constantino, então já "convertido" ao cristianismo, ordenou que "o dia do Sol" (domingo), Domingo, fosse o dia semanal de descanso.

Até então, os cristãos, influenciados por sua origem judaica, descansavam ao sábado. Também, até essa altura, o que os cristãos celebravam anualmente era a Ressurreição de Jesus, na festa lunar da Páscoa.


O nascimento de Jesus somente se celebrava em alguns lugares a 6 de Janeiro, data do calendário Juliano que coincide com o solstício de Inverno.

Foi a partir do século III que começou a celebrar-se o dia que era o principal do ano para o culto solar, 25 de Dezembro, o dia de Natalis Invictus. Nesse dia festejava-se o nascimento ou melhor, o renascimento do sol, porque a partir desse dia frio de Inverno, solstício de Inverno, os dias voltavam a ter mais horas de luz.


Finalmente, a meio do século IV, o Papa Libério (352-366), instituiu a data de 25 de Dezembro como dia de celebração do nascimento de Jesus, o dia da Natividade.

Site Meter