sábado, julho 23, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À 5ª ENTREVISTA COM JESUS




SOB O TEMA: “25 DE DEZEMBRO?” (2)


Nívio López


Nívio López Vigil é um arqueólogo e um destacado ilustrador de livros infantis. Amplo conhecedor das culturas do Mundo Antigo e um apaixonado das celebrações do Natal. Por isso, participa no programa, explicando brevemente a origem histórica desta data. É autor do livro "Vinte e cinco 25 de Dezembro", que traça as tradições da celebração do Natal em 25 países em todo o mundo.

O Culto ao Sol

A escolha de 25 de Dezembro como data do Natal está ligada às celebrações no Império Romano dedicadas a Sol Invicti (Sol Invencível). Esse culto foi originalmente Sírio e mais tarde foi imposto pelos imperadores romanos aos seus súbitos com a declaração pelo Imperador Constantino do cristianismo como religião oficial.

Sendo tradicionalmente um feriado cristão o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos pois alguns dos seus costumes e temas comemorativos têm origens pré cristãs ou seculares.

Apesar de conter elementos do culto a Baal e Astarté, adoração do sol era essencialmente monoteísta: no deus do Sol sintetizavam-se todos os deuses conhecidos e adorados no mundo antigo. O culto do Sol Invicti não contradizia o culto antigo do misterioso Mitra, o Senhor da Luz, uma religião de origem Medo-Persa, que já estava estabelecida há muito tempo em Roma. E como o culto de Mitra também incluía a adoração do Sol, a crença na imortalidade da alma, a ressurreição dos mortos, um julgamento final e até celebrações onde os fiéis comiam pão e vinho, tudo encaixou nas novas crenças Cristãs que se estenderam pelo Império Romano ao longo do qual, em tempos, dominavam cultos solares.

Site Meter