sexta-feira, julho 01, 2011

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES


À ENTREVISTA Nº 100 SOB O TEMA:


“DEUS É DO SEXO MASCULINO?” (7)

Uma Mudança Que Toca O Coração Do Cristianismo



Diz a teólogo feminista Ivone Gebara: Alguns movimentos históricos, tais como o de mulheres afectam o coração de instituições cristãs. O cristianismo já não é o mesmo do tempo em que as imagens masculinas de Deus eram colocadas sob suspeita de sexismo. O cristianismo já não é o mesmo de quando as mulheres o rejeitavam por mal-estar, serem membros da Igreja. O cristianismo já não é o mesmo com a hermenêutica feminista da Bíblia e as abordagens feministas teológicas. O cristianismo já não é o mesmo a partir do momento de busca, por parte das mulheres, da sua liberdade, expressa hoje no mundo de tantas maneiras diferentes.

O Deus de Jesus


Jesus de Nazaré foi educado no Deus dos seus pais, e esse Deus tinha sido concebido, imaginado e pensado no masculino, como um homem, como um macho. No entanto, há atitudes e mensagens de Jesus que muitos autores e escritores consideram como valores atribuídos à cultura "feminina" tais como: cuidado, compaixão, sentimentos, intuição, espontaneidade ...

Curiosamente, em duas das suas parábolas, Jesus fez protagonistas de suas comparações com Deus e com o seu actuar, as mulheres. Na parábola do fermento (Lc 13,21), falou sobre o que acontece com o Reino de Deus: uma pitada de levedura pode fermentar toda a massa e quem começa este processo é uma mulher.

Ele também falou do cuidado de Deus com todos os seus filhos, comparando Deus a um pastor que procura, correndo todos os riscos, a sua ovelha perdida.
Estas comparações tinham que ser uma surpresa para seu público, criado numa cultura religiosa onde Deus era do sexo masculino, e onde as mulheres foram discriminadas completamente nas práticas, rituais e símbolos da religião. Ao comparar os sentimentos de alegria de Deus com o pastor que encontra a ovelha perdida ou da mulher que descobre a sua moeda, Jesus ampliou a imagem de Deus, falou de um Deus que tanto homens quanto mulheres conhecem e manifestam quando tratam da sua vida.

Site Meter