sábado, agosto 27, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


12ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:

“MARIA VIRGEM?” (3º e último)




A Virgindade de Maria


À medida que os dogmas cristológicos foram endeusando Jesus, a tendência teológica foi para o revestir, desde as suas origens, de circunstâncias maravilhosas e extraordinárias. Inicialmente, a doutrina referia-se apenas à sua concepção virginal no ventre de Maria. Depois, também durante o parto de Maria teria sido preservada a sua virgindade e depois do nascimento de Jesus nunca teria tido novas relações sexuais.

Alguns Padres da Igreja quiseram ir ainda mais longe e propuseram também que Maria tinha sido concebida no ventre virginal de sua mãe. Maria tão pouco teria nascido de relações humanas normais de seus pais, chamados, segundo a tradição, Joaquim e Ana. Outros padres da Igreja queriam ainda mais virgindades e indagaram a possibilidade teológica de nascimentos virgens, na cadeia de quarta geração antes Jesus. Tudo isto para "garantir" a sua divindade, com base na ideia de que o corpo e a sexualidade não são divinos nem sagrados.


Ivone Gebara


Ivone Gebara é uma teóloga brasileira de renome, religiosa e filósofa. Desde os anos 70 surgiu como um intelectual comprometida com os pobres e desde os anos 80 começou um novo caminho quando uma pobre mulher lhe fez ver que ela "falou como um homem". Desde então, é uma voz activa e lúcida feminista da realidade humana e divina das mulheres e denuncia o discurso cristão como "essencialmente antropocêntrico, androcêntrico, (referente a homem) branco e ocidental.” Ela acredita que existe "um mistério maior, quer se chame Deus ou não." E ela pensa que todos as crenças religiosas cristãs devem reflectir dentro de si próprias e reformularem-se para poderem dizer algo aos homens e, especialmente, às mulheres de hoje.

“Eu aposto – diz ela - num espírito crítico. A nossa igreja é muitas vezes escrava dos seus dogmas, regras, leis e princípios, e espartilhada mostrando-se incapaz de responder a novas perguntas das pessoas.” Por isso, Ivone participa no nosso programa, respondendo o que ela, juntamente com numerosos exegetas bíblicos e teólogos, conhecem e afirmam sobre o sentido da virgindade de Maria.

Site Meter