quinta-feira, agosto 04, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À 7ª ENTREVISTA COM JESUS SOB O TEMA:


“COMO DEU À LUZ MARIA”. (2)


Parir de pé: Um Direito Humano.



Ao longo da história e em todo o mundo, as mulheres não davam à luz deitadas mas sim, de cócoras ou em pé, segurando-se a uma árvore, uma corda, ou apoiadas em outras mulheres. No século XVII o médico francês François Mauriceau começou a deitar as mulheres quando iam dar à luz.

Depois disso, as casas começam a ser substituídos por hospitais e parteiras por médicos. E dar à luz deitada tornou-se um negócio, porque o médico ia ser o protagonista do jogo e um ato natural tornou-se quase uma doença.

A posição horizontal é arriscada para o parto. Deitada, a pélvis da mulher se achata e o canal do nascimento fica rígido. Hoje, muitas mulheres estão voltando à prática tradicional e experimentam os benefícios de dar à luz na posição vertical.

Previnem-se infecções impedidas por um melhor fluxo de líquidos, a cabeça do bebé encaixa-se melhor e o útero expande-se mais rapidamente. Esta posição também facilita a oxigenação da mãe e do bebé, há menos sangramento e as contracções do parto são mais rápidas, facilitando o parto e a expulsão da placenta.

A posição vertical também faz diminuir a dor do parto. Portanto, remos que falar de um novo direito humano: O direito de dar à luz em pé.

Site Meter