quinta-feira, agosto 04, 2011

TEREZA
BATISTA
CANSADA
DE
GUERRA


Episódio Nº 170



- É crime grave…

- Não me faça perder mais tempo, já sei que é crime grave, e é por isso mesmo que lhe ofereço o posto de juiz de direito em Cajazeiras. Decida logo, não me faça perder o tempo nem a cabeça – Bate na coxa com o rebenque.

Ergue-se lentamente o doutor Pio Alves, vai em busca dos autos. Não adianta opor-se, se o fizer será recambiado para Barracão e outro assinará o arquivamento, ganhando as boas graças do doutor.

Em verdade o processo está pleno de ilegalidades, a começar pela prisão e os sucessivos espancamentos da menor, interrogada sem audiência do juizado competente, sem advogado designado para lhe proteger os interesses até a recente intervenção de Lulu Santos e, ainda por cima, a falta de provas e de testemunhas dignas de fé, processo realmente repleto de falhas, os prazos estourados, assistem razões de sobra a favor do arquivamento.

Um juiz honesto não se deixa levar por mesquinhos sentimentos de vingança, indignos de um magistrado. Além disso que importância tem mais o arquivamento de mais um processo nas comarcas do sertão? Nenhuma, é claro.

O doutor Pio aprendeu História Universal na leitura de Zevaco e Dumas: Paris vale uma missa. E Cajazeiras não vale, por acaso, uma sentença?

Quando termina de escrever, letra miúda, escrita lenta, termos em latim, levanta os olhos para o doutor junto à janela e sorri:

- Eu o fiz em atenção ao senhor e à sua família.

- Obrigado e parabéns senhor juiz de Cajazeiras do Norte.

Emiliano vem até junto da mesa, toma dos autos e os folheia.

Lê aqui e ali, trechos da denúncia, do interrogatório, dos depoimentos, o de Tereza, o do jovem Daniel, que asco! Larga os autos na mesa, vira as costas, vai saindo:

- Conte com a nomeação, senhor juiz, mas não se esqueça de que tudo quanto se passa nesta terra me interessa.

Ainda irritado voltou à usina, mas, tendo ido dias depois a Aracaju dar uma olhadela na sucursal do Banco, lá se encontrou com Lulu e no decorrer da conversa soube estar Tereza na ignorância da sua interferência no caso e do seu interesse por ela. Ah! então não se enganara Emiliano ao julgá-la: o fulgor dos olhos confirmado ainda na véspera pela leitura dos autos. Além de bonita era valente.

Antecipou o regresso, não quis esperar o trem do dia seguinte, viajando para a usina de automóvel, dando pressa ao chofer – em certos trechos a estrada não passava de caminho para tropas de burros e carros de boi. Chegou de noite e logo partiu a cavalo para Cajazeiras, o tempo de tomar banho e mudar de roupa.

Dirigiu-se directamente à pensão de Gabi. Desmontando, cruzou os batentes do prostíbulo, acontecimento inédito, nunca antes ali pusera os pés. Quando garçon Arruda o viu, largou bebidas e clientes, saiu correndo para chamar Gabi.

A caftina veio tão depressa a ponto de, ofegante, não poder falar: honra inaudita,
um milagre
. (clik na imagem e aumente)

Site Meter