sexta-feira, setembro 16, 2011

16ª ENTREVISTA FICCIONADA


COM JESUS SOBRE O TEMA:


“JESUS ANALFABETO?”




RAQUEL – Continuamos as nossas entrevistas com Jesus Cristo durante a sua segunda vinda ao mundo. Estamos em Nazaré, onde ele nasceu, e ao lado da antiga Sinagoga da cidade onde estudou. Porque o senhor estudou aqui, imagino…

JESUS - Estudar, o que se diz estudar… o rabino nos ensinava algumas coisas da lei, mas como éramos muito desobedientes…

RAQUEL - E onde fez seus estudos superiores?

JESUS – Quais estudos superiores?

RAQUEL – Refiro-me a filosofia, teologia… Talvez tenha conseguido uma bolsa em Qumran, o mosteiro nas margens do Mar Morto que já era famoso em seu tempo?

JESUS - Qumran?... Isso é muito longe daqui… Além disso, conforme o meu conhecimento, só o frequentavam as crianças que vinham de famílias de Jerusalém. Juan Baptista, esse sim, esteva lá, mas eu não sabia que deserto.

RAQUEL - Então, Jesus Cristo, onde estudou o senhor?

JESUS – Em parte nenhuma, eu não podia estudar. Meus pais eram muito pobres.

RAQUEL - Bem, pelo menos na Sinagoga ensinaram-lhe o básico, certo?

JESUS - Na Sinagoga ensinavam-nos a lei, mas a lei era escrito em hebraico e nós falávamos o aramaico. Então, o rabino ia-nos traduzindo e fazia-nos repetir…

RAQUEL – Mas… o senhor sabia ler?

JESUS - Como tu disseste, o básico.

RAQUEL – Mas não foi aqui, nesta Sinagoga da Nazaré, onde o senhor leu um texto de uma profeta, creio, Isaías?

JESUS – Vou contar-te um segredo. Esse texto eu sabia-o de cor… Era a minha profecia favorita. Então, passei adiante, desenrolei o pergaminho e comecei: "O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me envia aos pobres para lhes anunciar a Boa Nova ".

RAQUEL - Confesso que o nosso público deve estar ser bastante confuso, porque se o senhor não sabia ler, como poderia escrever?

JESUS - Eu não sabia escrever. Os sacerdotes e os escribas eram aqueles que controlavam os livros.

RAQUEL - Mas não se lembra do caso da mulher adúltera, quando o senhor começou a escrever no chão e ...?

JESUS - Comecei com a vara a fazer riscos como fazem os prisioneiros, fazendo tempo para aqueles velhos hipócritas se irem embora.

RAQUEL - Então, o senhor, e peço desculpa se eu ofender… mas era praticamente analfabeto?

JESUS- Não me ofendes porque todos os camponeses do meu tempo, e especialmente as mulheres, não sabiam ler ou escrever. Minha mãe não conhecia uma letra.

RAQUEL - A Virgem Maria, quero dizer, a Maria sem Virgem também era analfabeta?

JESUS - Também. Raquel, eu estou espantado porque nestes últimos dias eu vi crianças muito jovens, meninas incluídas, a saberem ler e a escrever. Quanto é que o mundo mudou?

JOVEM – Esperem, esperem, tu és a Raquel Perez das Estações Latinas?

RAQUEL – E tu és uma jornalista da concorrência?

JOVEM - Não, eu sou um fã desses programas… eu gosto como fala Jesus, fala duro, continue assim!... Dá-me um autógrafo, por favor?

JESUS - O que é que ele me está pedindo, Raquel?

RAQUEL – Que lhe assine o caderno.

JESUS – Que o assine?

RAQUEL - Sim, o senhor escreve lá o seu nome

JESUS – Ah, isso eu sei escrever...

RAQUEL - Tome este lápis.

JESUS - Meu pai, José, me ensinou as quatro letras ... Vamos ver… espere, já está.

JOVEM - Obrigado, Jesus Cristo, meu irmão... Vai ser o meu tesouro!

RAQUEL - E você, meus amigos e ouvintes, querem também um autógrafo de Jesus? Têm apenas que ligar para 144-000 cento e quarenta e quatro mil. Continuaremos em breve. Estações Latinas, Raquel Perez, Nazaré.


Site Meter