quarta-feira, setembro 28, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

À 18ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:

“REZAR O TERÇO” (1)


Como Nasceu a Ave-Maria


A primeira parte da oração conhecida como Ave-Maria (Ave Maria cheia de graça…) já está no Missal Romano a partir do século VII. Três séculos mais tarde, era frequente em vários países na Europa as pessoas lerem dezenas de vezes repetindo essas frases. Era então tradição nos mosteiros os monges rezaram diariamente os 150 salmos da Bíblia. Como pessoas comuns que eram, não sabiam ler nem tão pouco tinham acesso aos livros e por isso começaram a substituir a prática monástica repetindo 150 vezes a primeira parte da Ave-Maria. A esta devoção foi chamado de "Saltério de Maria".

Em 1208, durante a guerra da Igreja Romana contra os cátaros ou albigenses, que consideravam hereges em terras, hoje francesas, um frade espanhol, Domingo de Guzmán, disse que Maria lhe tinha “aparecido” para recomendar a oração como "arma poderosa" contra os hereges e pedir-lhes para difundir a devoção do "rosário" - de saltério passou a ser rosário.


Quase três séculos depois tinha-se já tornado costume em muitos países, acrescentar à oração a segunda parte da Ave-Maria: “… Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós…”

Site Meter