sábado, outubro 01, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À 18ª ENTREVISTA SOBRE O TÍTUL:


“REZAR O TERÇO” (4º e último)


Eduardo del Rio, Rius



Eduardo del Rio, mais conhecido como Rius, é um escritor mexicano humorista e caricaturista. Especialista na divulgação didáctica dos mais variados temas: história, alimentação, ecologia, filosofia, biografias, política, e economia. Ele já escreveu vários livros que procuram descobrir as inconsistências da religião católica, a história dos Papas e outras questões religiosas, tratando sempre de reivindicar o humanismo de Jesus de Nazaré. Quem melhor do que Rius para participar neste programa, para descobrir a relação histórica entre a piedosa devoção do rosário e algumas campanhas militares.


A Oração de Jesus



Jesus criticou a maneira de rezar dos fariseus que o faziam em público repetindo fórmulas (Mateus 6,5-8). E em várias ocasiões os Evangelhos dão conta do costume de Jesus de orar no silêncio da noite (Lc 5, 16).

Provavelmente, Jesus cumpriria com as orações tradicionais do seu povo: ao amanhecer, ao entardecer, antes das refeições e ao sábado na sinagoga. Mas o que chamou a atenção de seus contemporâneos foi a sua maneira muito pessoal de orar, como se estivesse a falar com Deus, sem as formalidades e as rotinas de piedade tradicionais.

Site Meter