quinta-feira, outubro 06, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS



À 19ª ENTREVISTA SOB O TEMA:


“MARIA, MÂE DE DEUS?”

Anne Baring


Anne Baring é um psicanalista britânica que mergulha no inconsciente dos indivíduos e do inconsciente colectivo. Com Jules Cashford, filósofa, também britânica, têm investigado a presença do "feminino" ao longo da história da religião ocidental e na psique de toda a humanidade. O resultado deste estudo é o extraordinário livro "O Mito da Deusa" (Ediciones Siruela, 2005).

Neste livro, Baring e Cashford argumentam, entre outras coisas, a tese de que o "endeusamento" de Maria nos dogmas e no culto da religião católica expressa a necessidade de que a espiritualidade humana tem do feminino, a nostalgia que temos para recuperar a antiga deusa, perdida há mais de quatro mil anos.

Ao mesmo tempo, afirmam que fazendo de Maria a "virgem" e tirando-lhe a sua sexualidade, a instituição da igreja católica afastou Maria da Grande Mãe Primordial, convertendo-a em Rainha do “céu” negando o seu reinado "na terra ". Este curto-circuito cultural-religioso centrado na figura de Maria provoca na psique colectiva uma contradição fundamental. Esta contradição a sofrem inconscientemente as mulheres ou, percebendo-a, rejeitam-na especialmente as mulheres para quem Maria é retratada como um modelo inimitável. Recomendamos a leitura deste livro, lúcido e indispensável.

Site Meter