terça-feira, outubro 18, 2011

TEREZA


BATISTA


CANSADA


DE


GUERRA





Episódio Nº 233


A si disseram Oxalá, Xangô, Oxossi, não é verdade? Euá e Oxumaré, ainda mais? Não se esqueça de Ogum e de Nana, tão pouco de Omulu.

Também eu fiz o jogo e olhei no fundo. Vou lhe contar: nunca vi uma coisa assim e há mais de cinquenta anos sou feita neste peji e há mais de vinte velo por Xangô.

Quem se apresentou na frente com o alfange rutilante foi Iansã, dizendo: ela é valente e boa de peleja, a mim pertence, sou a dona da cabeça, e ai de quem lhe faça mal! Logo atrás compareceram Oxossi e Iemanjá. Com Oxossi, Tereza veio da mata espessa, do agreste ralo, da catinga seca, do sertão ardido e desolado.

Sob o manto de Iemanjá cruzou o golfo para acender a aurora no Recôncavo, depois de guerrear por ceca e Meca. Vida de combate do começo ao fim, para ajudá-la na briga feia e crua, além de Iansã, a primeira e principal, vieram Xangô e Oxumaré, Euá e Nana, Ossain trazendo as folhas. Com o paxarô da sabedoria, Oxolufã, Oxalá velho, meu pai, lhe abriu o caminho certo onde passar.

Não estava Omolu montado no lombo de Tereza na cidade de Buquim durante a epidemia da bexiga negra? Não foi ele que mastigou a peste com o dente de ouro e a pôs em fuga? Não a designou Tereza Omolu na festa dos macumbeiros de Muricapeba? E então? Omolu veio brabo, aberto em chagas, reclamar o seu cavalo.

Veja que grande confusão se armou. Não tive outra saída senão chamar Oxum, minha mãe, para ela apaziguar os senhores encantados. Chegou nos dengues e nos panos amarelos, luzindo ouro nas pulseiras, nos colares, a própria faceirice. Logo se acomodaram os Orixás, todos a seus pés enamorados, machos e fêmeas, a começar por Oxossi e por Xangô, seus dois maridos.

As pés igualmente de Tereza, em torno da formosa, pois Tereza tem de Oxum o requebro e o mel, o gosto de viver e a cor de cobre. O fulgor dos olhos negros, porém, é de Iansã, ninguém lhe tira.

Vendo Tereza Batista por todos os lados cercada e defendida, os Orixás em seu redor, eu lhe disse, resumindo o jogo: mesmo no pior aperto, no maior cansaço, não desista, não se entregue, confie na vida e siga avante.

Contudo, existe sempre um instante de total desânimo, quando até o mais valente se dá por acabado, resolve largar as armas e abandonar a luta. Também com ela sucedeu, pergunte por aí e saberá. Mais não posso lhe dizer por não ter tirado a limpo.

Para mim, todavia, quem guiou os passos do afogado nos becos da cidade, até o esconderijo de Tereza, foi Exu. Para armar baderna, Exu está sozinho. Quem melhor conhece travessas e atalhos, quem mais gosta de acabar com festas?

A festa não se acabou e, além da programada para abrilhantar o casamento, houve outra de improviso, essa última no mar quando Janaína estendeu a verde cabeleira para os namorados.

Em atenção ao pedido de Verger – o senhor sabe que Pierre é feiticeiro? – sobre esse assunto lhe disse tudo quanto sei, aqui sentada em meu trono de yalorixá, assistida pela corte dos obás, eu, mãe Senhora, Iyá Nassô, mãe-de-santo do Axé do Opô Afonjá ou candomblé Cruz Santa de São Gonçalo do Retiro, onde zelo os orixás e recolho no meu peito o choro dos aflitos.(clik na imagem)

Site Meter