sábado, novembro 05, 2011

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


À ENTREVISTA Nº 23 SOBRE O TEMA:

“MULHERES APÓSTOLAS "(6)



A Arquitectura Patriarcal das Catedrais



A arquitectura das grandes catedrais europeias reflecte a ideologia misógina em ascensão durante séculos na história do cristianismo. Num texto provocador e surpreendente no seu prefácio para o famoso "Monólogos da Vagina" de Eve Ensler, a americana feminista Gloria Steinem explica:


- “Nos anos setenta, quando me documentava na Biblioteca do Congresso, encontrei um pequeno tratado conhecido sobre a história da arquitectura religiosa que dava como assente um facto como se ele fosse conhecido por todos: que o traçado tradicional da maioria dos edifícios de culto patriarcal imita o corpo feminino. Assim, há uma entrada interior e outra exterior, os grandes lábios e pequenos lábios; uma nave central vaginal que conduz ao altar, duas estruturas curvas ováricas de cada lado, e, finalmente, no centro sagrado, é o altar ou o útero, onde o milagre acontece: em que os homens dão à luz.”


Sendo nova para mim esta comparação, ela abriu-me os olhos de repente. Claro, pensei. A cerimónia central das religiões patriarcais é, nada mais nada menos, aquela em que os homens se apropriam de todo o edifício para dar à luz simbolicamente. Não é de surpreender que os líderes religiosos masculinos muitas vezes afirmem que os seres humanos nascem em pecado… porque nascem de barrigas femininas. Unicamente obedecendo às regras do patriarcado podem renascer através dos homens. Não é de estranhar que os padres e pastores vestidos com longas túnicas nos pulverizem a cabeça com um fluido que imita as águas do parto, nos dêem novos nomes e nos prometam renascer para a vida eterna. Não admira que o sacerdócio masculino tente manter as mulheres longe do altar, na mesma medida que são mantidas longe do controle do próprio poder de reprodução.


De uma forma simbólico ou real, tudo é projectado para controlar o poder que reside no corpo feminino.

Site Meter