sábado, novembro 12, 2011

NORUEGA - O País da Boa Vida




É o país que melhor funciona na Europa: a economia cresce, o desemprego desce, a Dívida Pública nem se nota. O individualismo natural dos seus cidadãos conciliou-se com a idéia de um projecto comum que saíu bem e o petróleo fez o resto.

O Serviço Militar é obrigatório, 95% das escolas são públicas, o IVA chegas aos 25% e aos bons alunos são-lhes atribuidos generosas prestações do Estado para poderem estudar nas melhores Universidades do mundo.

Não obstante o avanço do neo-liberalismo e da crise financeira, a Noruega não desiste de avançar no seu "sistema de bem-estar". Navega corajosamente nesse sentido como os seus antepassados vikings se lançavam ao mar de peito aberto.

Capitalismo e colectivismo, mercado e planeamento, idealismo e realismo. "Sou generoso nos meus impostos porque o estado é generoso para comigo".


Da Revista Visão

Nota - A aplicação equilibrada de soluções aparentemente opostas respeitando o princípio de que "no meio é que está a virtude" exige cidadãos com grande civismo e sentido de responsabilidade.

"Que Inveja..." Parabéns aos noruegueses.

Site Meter